CR MASCULINO DE ARARAQUARA RECEBE A 3ª JORNADA DE CIDADANIA E EMPREGABILIDADE




Da redação
O Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara, realiza no período de 25 de junho a 2 de julho a 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O Cerimonial de Abertura acontece na próxima terça-feira (26) a partir das 9h30.
O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reeducandos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames de saúde, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade. A ação trará aos reeducandos emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento) e exames de saúde como aferição de glicemia, pressão e vacinação. Durante a Jornada também serão ministradas palestras sobre diversos assuntos.
No sábado pela manhã será realizado um jogo festivo do Master da Ferroviária contra os reeducandos da Unidade.
1 milhão de atendimentos
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade vem tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios de atendimento que ultrapassou em 2017, com 375 Jornadas, a quase um milhão de atendimentos. A Jornada é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), criada através da Resolução SAP 15/2016 firmando-se assim definitivamente com “Política Pública”, através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Fonte: Jornal o Imparcial Araraquara