Polícia Federal e Ministério Público Federal em Araraquara deflagram operação GESTAS II




A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Araraquara deflagraram nesta manhã a operação GESTAS II, que tem por objetivo desmantelar organização criminosa voltada para o desvio de mercadorias estrangeiras que se encontravam apreendidas no depósito da Receita Federal em Araraquara.
A investigação, que durou dez meses, constatou que os responsáveis pela empresa que administrava o depósito da Receita Federal desviaram, ao longo de cinco anos, grande quantidade de cigarros estrangeiros que lá se encontravam. Segundo levantamento da própria Receita Federal, o montante desviado chega a 40 milhões de maços de cigarros.
Estima-se que a venda desses produtos no comércio tenha rendido à organização criminosa cerca de 50 a 70 milhões de reais.
Foram cumpridos 4 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba/PR, Bauru/SP e Ibiúna/SP, além do sequestro de bens imóveis e valores depositados em instituições bancárias.
Os investigados responderão pelos crimes de peculato e organização criminosa, cujas penas, somadas, variam de 5 a 20 anos de reclusão, além de multa.