Carnaval 2019 poderá retomar a participação das escolas de samba





A vereadora Thainara Faria visitou a Escola de Samba Mancha Verde e comprometeu-se a empenhar esforços para a realização dos desfiles

Com a finalidade de desenvolver projetos que visem à retomada do carnaval na cidade, a vereadora Thainara Faria (PT) esteve reunida, na tarde da quarta-feira (18), com Adriano Crespo, presidente da Escola de Samba Mancha Verde Araraquara. A visita aconteceu na quadra em que a escola realiza seus ensaios, no bairro Jardim Cruzeiro do Sul.
Durante muito tempo, o samba e os tradicionais desfiles foram destaque na festa popular. Porém nos últimos dois anos, devido a problemas na validação da prestação de contas (os grupos participantes apresentaram a os documentos necessários, mas estes não foram aceitos) não foi possível viabilizar a entrada alegórica dos carros carnavalescos.
Para a parlamentar, o trabalho que as escolas de samba desenvolvem vai além do cultural. “Evidentemente, o papel de colocar em destaque uma festa historicamente oriunda da movimentação popular é muito relevante. Todavia, não podemos nos esquecer do trabalho social que as escolas desempenham nas periferias, uma vez que integram a comunidade e garantem trabalho e renda às pessoas”, destacou Thainara.
Nesse sentido, a vereadora comprometeu-se a procurar o Executivo e sua assessoria jurídica para resolver a situação da prestação de contas. “Não podemos permitir que essa questão impeça a realização de uma festa tão importante para a manutenção do patrimônio cultural brasileiro”, disse Thainara.
Finalizada a reunião, Crespo agradeceu a visita da vereadora. “Fico muito contente em recebê-la. Essa deve ser uma preocupação do poder público e sua mediação será muito importante para que continuemos a desenvolver nosso trabalho.”
A expectativa é de que, a partir da resposta dada pela prefeitura, a parlamentar se reúna novamente com as lideranças responsáveis pelas escolas de samba da cidade.