Frente fria traz chuva ao Sudeste; veja previsão da semana



A forte massa de ar seco que predomina sobre o Brasil deixa a umidade do ar baixa e também causa um acentuado resfriamento do ar durante a noite na Região Sudeste. Por isso, temperaturas baixas, menores do que 10°C e até abaixo de 5°C foram registradas no Sudeste. O frio ocorre por  causa do efeito de subsidência do ar e não por influência direta de ar polar intenso. No decorrer desta semana, as madrugadas no Sudeste vão ficar menos frias, mas as tardes serão frescas e até frias por causa da grande quantidade de nuvens e da chuva de uma frente fria.

O domingo, 29, amanheceu frio em grande parte da Região Sudeste. Todos os estados registraram temperaturas abaixo dos 10°C. Os valores mais baixos foram registrados nas em locais de serra, onde a altitude é elevada e naturalmente tem temperatura baixas nesta época do ano. Mas o que chamou mais a atenção foi o frio de menos de 10°C foi sentido em todas as regiões de Minas Gerais, também na serra capixaba e a temperatura negativa do alto do parque do Itatiaia, no Rio de Janeiro.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura neste domingo, 29 de julho, baixou para 3,5°C negativos na parte mais elevada (cerca de 2450 metros de altitude) do parque nacional do Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro. Mas na região rural de Nova Friburgo (Salinas), a temperatura neste domingo baixou para 8,0°C. No estado do Espírito Santo, a temperatura chegou aos 9,8°C em Venda Nova do Imigrante. Em Minas Gerais, a menor temperatura foi de 4,7°C em Caldas, no Sul de Minas, que é uma região montanhosa. Mas em regiões normalmente muito quentes, como norte mineiro, a temperatura baixou para 8,1°C em Montalvânia. Em São Paulo, a menor temperatura foi de 7,0°C em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, mas Ariranha, no oeste do estado, que não é uma região de serra, registrou 9,2°C.
Entenda o que é subsidência dos sistemas de alta pressão atmosférica e porque isto deixa a temperatura baixa à noite, mesmo sem ter ar polar intenso.
Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Semana com chuva de frente fria

A população da Região Sudeste terá alguns dias de trégua  da secura do ar. Uma grande frente fria avança sobre a Região nos próximos dias e provoca chuva em várias áreas de todos os estados. O aumento da nebulosidade provocado pela frente fria vai deixar as madrugadas menos frias, mas a grande quantidade de nuvens durante a tarde e a chuva vão aliviar o calor das tardes.
Esta frente fria provoca chuva nos estados de São Paulo, no Rio de Janeiro,  inclusive na região das capitais São Paulo e Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira nesta segunda-feira, 30 de julho. Na, na terça, 31, a chuva da frente fria deve chegar a Belo Horizonte e a Vitória na quarta-feira, 1 de agosto, poderá chover até em alguns locais do Vale do Rio Doce.
Esta frente fria deve aumentar a nebulosidade no noroeste de Minas e no Triângulo, mas a chance de chuva é baixa.

Fonte: Terra