‘A Facira é nossa e tem vocação própria’, afirma prefeito Edinho




Programação do aniversário de 201 anos de Araraquara e da Facira 2018 foi divulgada em evento no Centro Internacional de Convenção

Autoridades e convidados participaram da cerimônia realizada na noite de quarta-feira (1) que marcou o lançamento da programação do aniversário de 201 anos de Araraquara e da Facira 2018 (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara). Uma festa organizada para ocorrer durante todo o mês de agosto e atrair toda a população com lazer e entretenimento gratuitos e de qualidade.

O destaque principal é a Facira, que será realizada de 21 a 26 de agosto, mas a programação musical terá início já no dia 17 de agosto, com show dos Demônios da Garoa, a partir das 20 horas, no Centro Internacional de Convenção, por meio do Circuito Cultural Sescoop-SP. 

Dando prosseguimento às comemorações, a Facira 2018 será aberta oficialmente às 18 horas com exposições e negócios, parque de diversões e food truck. A entrada é gratuita, mas pode ser solidária, com a doação de 1 quilo de alimento. Na mesma noite, o show da cantora Zizi Possi marca a tradicional Seresta a Caminho do Sol, no Cear.

No feriado do dia 22 de agosto, as comemorações começam cedo, com o também tradicional desfile cívico, na Avenida Bento de Abreu, que neste ano traz o tema “Nossa Morada do Sol: da abolição ao 20 de novembro”. O desfile reunirá escolas municipais e particulares, projetos sociais, polícias e outras instituições. Na sequência, a partir das 13 horas, a festa continuará no Cear, na Facira, que estará de portas abertas com shows promovidos pela Rádio Nativa FM. No feriado, o transporte público será gratuito.

E a festa já tem show agendado até dia 26 de agosto, durante a Facira 2018, com MC Andrezinho do Complexo, Thaíde, Mayck e Lyan, Programação Gospel, samba e pagode e atividade em homenagem à Colônia Japonesa pelos 110 anos de Imigração. O encerramento fica por conta da banda Detonautas. A grade completa foi apresentada durante a cerimônia no Centro Internacional de Convenção.

No seu discurso, o prefeito Edinho agradeceu o empenho da organização da festa e destacou a Facira, enfatizando que a feira tem vocação própria e não pode ser comparada com outras feiras do Estado de São Paulo. Para Edinho, a união entre música, negócios e solidariedade é o grande diferencial da feira. “Muita gente se incomoda em tentar achar uma vocação para a Facira. Mas não tem nada igual: ela é palco para a indústria, o comércio, o setor de serviços, mas também traz lazer gratuito para a família araraquarense. As pessoas vêm e se divertem sem pagar um centavo. Além disso, a locação dos estandes se reverte em solidariedade, com doação ao Fundo Social. Nenhuma cidade do Estado de São Paulo tem uma feira dessas”, disse o prefeito.

E acrescentou: “A Facira é nossa, tem vocação própria. A cidade está simbolizada na Facira e na sua diversidade de atrações musicais. Mesmo em um momento de crise, Araraquara é uma cidade que acredita nela. Vamos comemorar o aniversário de 201 anos com muito orgulho”, complementou Edinho.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, também destacou o potencial econômico da Facira. “Além do entretenimento, a feira mostra a força da nossa indústria, do nosso comércio e das nossas instituições. A Facira é nossa”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Jeferson Yashuda (PSDB), parabenizou Edinho pela volta da Facira em 2017 e declarou apoio do Legislativo ao evento. “A Câmara se faz presente. A Facira é uma vitrine para os empresários de Araraquara”, disse.

Segundo o presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho, a Facira deste ano será ainda melhor que a do ano passado. “A feira é do povo de Araraquara e é o grande momento de mostrar a nossa força.”

Cidinha Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade, também agradeceu a todos enalteceu o caráter filantrópico da Facira. “É uma festa solidária, que colabora com as nossas entidades. Parabenizo o prefeito Edinho, a Câmara e todos que, nesta união de esforços, fazem a Facira acontecer”, declarou.

Também participaram da cerimônia os vereadores Thainara Faria (PT), Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT), Juliana Damus (Progressistas), Roger Mendes (Progressistas), Zé Luiz (PPS), Edson Hel (PPS), Lucas Grecco (PSB), Rafael de Angeli (PSDB) e Elias Chediek (MDB); a presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara), Gabriela Palombo; o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), José Janone Júnior; empresários e representantes de empresas que são parceiras no evento; entre outras autoridades.



Confira a programação completa da Facira 2018 e da programação do aniversário de 201 anos de Araraquara no sitehttp://www.araraquara.sp.gov.br/facira2018/