Artes urbanas recebem "novos sorrisos" no aniversário de Araraquara






Campanha é uma homenagem da JRG Odontologia, com apoio do artista Jota Aracê e criação da ComTexto Comunicação


Às vésperas de completar 201 anos, comemorados em 22 de agosto, Araraquara terá, literalmente, um motivo para sorrir. Isso graças à homenagem da conterrânea JRG Odontologia, que promete uma intervenção nas obras do artista plástico Jota Aracê com fotos de sorrisos reais sobre os famosos rostos grafitados que estampam a cidade.

A campanha, intitulada O Sorriso de uma Cidade, é de autoria da equipe de criação da ComTexto Comunicação, com direção do designer gráfico  Eduardo Carvalho, e tem como objetivo fazer o município sorrir de forma simbólica no mês do seu aniversário.

Além da fixação dos sorrisos, a campanha consiste ainda no lançamento de um vídeo, produzido a partir da intervenção artística. O vídeo será divulgado no Facebook do consultório odontológico no dia 22 de agosto. O planejamento levou quase dois meses e foi preciso mais um mês para a execução da campanha.

Foram selecionadas nove obras onde serão aplicadas placas de MDF nos personagens retratados pelo artista Jota Aracê em vários pontos da cidade. Após a colagem das placas, a ação durará três dias, tempo suficiente para a gravação de um vídeo mostrando a reação da população.

Um dos sorrisos escolhidos para estampar as artes é de um araraquarense paciente do consultório. "Fiquei muito feliz com o convite e estou ansioso para ver o resultado", diz Murilo Celebroni.

A intervenção conta ainda com o apoio do artista Jota Aracê, dono dos traços de grafite mais conhecidos de Araraquara. "Fiquei muito contente em poder colaborar com uma campanha autêntica e que interage com a arte de rua de uma forma interessante, além de tratar de um tema muito presente na minha obra, que é o sorriso. Acredito que o ato de sorrir e receber um sorriso pode transformar um momento e até mesmo uma história".

Os interessados em conferir as intervenções artísticas poderão ver o resultado nos dias 13, 14 e 15 de agosto, nas obras: Menina Brasilis, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP); no Tropicalle, no Selmi Dei; Sorriso das Cores, na ETEC Industrial; Sou Nós, no muro do colégio Objetivo; Black Music Power, no Pub 13; Caçador de Sonhos, no Terminal de Ônibus; Origem, no Viaduto Via Expressa; Amazônia Urbana, na Av. Cristovão Colombo e Solo Fértil, na Mondrian.