Cidade imuniza 21% das crianças no primeiro dia de campanha contra pólio e sarampo




Em Araraquara, campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite vai até o dia 31 de agosto na rede municipal de Saúde




O primeiro “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, no sábado (4), atingiu 21% das 9.500 crianças de 1 a 4 anos, 29 meses e 11 dias em condições de serem imunizadas em Araraquara.

No geral, foram aplicadas 2.070 vacinas contra a poliomielite e outras 2.037 contra o sarampo na abertura da campanha, que vai até 31 de agosto na rede municipal de Saúde da cidade. O novo “Dia D” será em 18 de agosto.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Câmara, considera positivo o índice de vacinação alcançado no sábado e reforça a importância da imunização contra essas duas doenças.

A transmissão do sarampo se dá por via respiratória, com a pessoa contaminada conversando, espirrando ou tossindo. O vírus, que sobrevive por cerca de duas horas em superfícies, se propaga rapidamente.

Em relação aos adultos, é preciso checar pela carteirinha de vacinação se até os 29 anos de idade a pessoa recebeu as duas doses da vacina tríplice viral, que incluí a do sarampo.

Quem tem entre 30 e 49 anos deve ter tomado, no mínimo, uma dose da vacina e somente a partir dos 50 anos ela não é mais necessária, segundo o Ministério da Saúde.

As contraindicações incluem gestantes ou pessoas com alguma imunodeficiência.

Poliomielite

Sobre a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Ela pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas.

Segundo o Ministério da Saúde, nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Vale destacar que a campanha de vacinação na rede pública, incluindo o Sesa, é realizada em Araraquara de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. No próximo “Dia D” (18 de agosto) será das 8h às 17h.