Cidade terá novos semáforos com contagem regressiva





Coordenador de Mobilidade Urbana explica retirada temporária dos equipamentos e importância do uso do cartão eletrônico nos ônibus


Os semáforos com display de tempo regressivo serão reinstalados em breve nas vias públicas de Araraquara, segundo o coordenador de Mobilidade Urbana e presidente da CTA – Controladoria do Transporte de Araraquara, Nilson Carneiro.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na segunda-feira (6), Nilson explicou o porquê da retirada e recolocação desses equipamentos na cidade.  Também reforçou a importância do uso do cartão eletrônico pelos passageiros no transporte coletivo.

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, alguns semáforos com contagem regressiva foram instalados na gestão passada com totens apenas do lado direito das vias, principalmente nas ruas Nove de Julho (Rua 2) e São Bento (Rua 3), no centro da cidade. Por isso, estavam provocando alguns acidentes e foram retirados para serem recolocados.

“Quando o ônibus passa na frente do totem, o motorista que está no meio da via não consegue enxergar o farol, já que não existe o totem do lado esquerdo, o que acabou provocando alguns acidentes recentemente. Por isso, retiramos esses totens da transversal e colocamos na principal, principalmente nas ruas 2 e 3, nos lados direito e esquerdo”, explicou.

Ainda de acordo com Nilson Carneiro, após um processo de licitação, já existe uma empresa vencedora que irá fornecer os displays digitais para serem instalados nos principais cruzamentos de Araraquara.

“Assim que o contrato for assinado, a expectativa é que sejam instalados, junto com os serviços de manutenção, até 60 desses equipamentos por ano na cidade. Isso significa dizer que não estamos retirando os totens e, sim, que vamos ampliar o número de instalações deles, inclusive os que estavam queimados e foram reparados”.


Novas instalações

Ainda segundo Nilson, a população pode reivindicar a instalação de novos semáforos, assim como a Câmara Municipal. A Coordenadoria de Mobilidade Urbana faz um estudo sobre o local solicitado, com a contagem de tráfego e o volume do fluxo de veículos, para detectar a viabilidade da instalação.

“Já foram instalados em um ano e meio da administração Edinho sete semáforos em vários pontos da cidade, como na Avenida Sete de Setembro, Alameda Paulista e Bento de Abreu, etc, além de longo-faixa na Rua Carlos Gomes, tudo dentro do que permite o orçamento”, acrescentou.

Nilson Carneiro também falou sobre as autuações de veículos que ultrapassam faróis no sinal vermelho, já que existem alguns semáforos que possuem um detector.

Esses equipamentos autuam os veículos que ultrapassam no sinal vermelho, mas se acontecer de alguém ser multado passando o sinal amarelo, o motorista pode apresentar recurso na CTA, por meio de requerimento, que a multa será indeferida. 

E se o usuário se deparar com algum farol com problema pela cidade basta ligar no número 156 que a situação será sanada.

Cartão eletrônico

Nilson Carneiro ainda sugeriu aos usuários do transporte coletivo o uso do cartão eletrônico, que pode ser carregado no Terminal Cenral de Integração (TCI), ou na rua São Bento, esquina da Avenida Duque de Caxias.

Além de não causar problemas com o uso de dinheiro e no troco, o cartão ainda garante ao usuário circular nos domingos e feriados pagando apenas a metade da tarifa, hoje de R$ 3,85 para o passageiro comum.