Cuecas apertadas diminuem a fertilidade masculina, diz estudo




Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard em conjunto com a Clínica de Fertilidade do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, constatou que homens que usam cuecas mais largas possuem maior concentração de espermatozoides.
A pesquisa, publicada na revista Human Reproduction, sugere que determinados tipos de cueca que sejam muito apertadas podem inibir a produção de espermatozoides.
O estudo, que contou com a participação de quase 660 homens entre 32 e 39 anos que buscavam tratamento para fertilidade, coletou amostras dos sêmens dos participantes e contou com um questionário sobre o tipo de cueca que usaram nos três meses anteriores, como boxer e samba-canção.
Segundo Lidia Mínguez-Alarcón, principal autora do estudo e pesquisadora de Harvard, os resultados podem ajudar casais que buscam engravidar com apenas uma mudança simples.
Entre os participantes, 53% usavam samba-canção, e as análises mostraram que aqueles que usavam esse tipo de cueca tiveram 25% mais espermatozoides do que aqueles que usavam cuecas mais justas, como as boxers. Os homens que usavam cuecas samba-canção também tinham maior taxa de espermatozoides capazes de fertilizar um óvulo.
Os pesquisadores também coletaram amostras de sangue de cerca de 300 participantes, e as análises mostraram que aqueles que usavam samba-canção tinham 14% menos hormônio folículo estimulante (FSH). Este hormônio está relacionado com a sinalização de quando o corpo necessita intensificar a produção de espermatozoides.
Esse resultado sugere que os homens que usam cuecas mais apertadas possuem maior contagem de FSH como maneira compensatória para aumentar a produção de espermatozoides para aumentar a fertilidade.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Gianinni
Dificuldade para engravidar? Saiba o que pode interferir na fertilidade:


Fonte: R7