Curso Brigada de Incêndio termina nesta quinta-feira





A ressuscitação cardiopulmonar foi abordada minuciosamente e diversos brigadistas participaram dos exercícios de compressões torácicas

O curso “Brigada de Incêndio”, da primeira turma de 130 servidores municipais, formada por representantes de todas as secretarias municipais da Prefeitura e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), termina nesta quinta-feira (9). O evento é realizado, desde a última segunda-feira, no Centro Internacional de Convenção, no Jardim Primavera, região de central de Araraquara.
Nessa quarta-feira (8), o cabo do Corpo de Bombeiros Lucas de Camargo ministrou aula teórica, e depois prática, sobre a prestação dos Primeiros Socorros às vítimas de engasgamentos, queimaduras, fraturas, convulsões e paradas cardiorrespiratórias.
 “Manter a calma é fundamental para efetuar os primeiros socorros. A primeira providência é manter contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e realizar os procedimentos indicados para cada caso”, ensinou o cabo Lucas
A ressuscitação cardiopulmonar foi abordada minuciosamente e diversos brigadistas participaram dos exercícios de compressões torácicas.
Entre elas, a gerente de programas da Procuradoria Geral do Município, Dyéssica Pradela, de 26 anos. “Apesar do treinamento ser feito em simulador manequim, eu procurei com muito empenho efetuar as compressões torácicas.  Me sinto preparada para colaborar nos primeiros socorros”, contou.
Outro voluntário, Gustavo Moraes, 34, também dispendeu enorme esforço nos exercícios. “Mantive o foco nas compressões torácicas e nem percebi o que estava em volta. De repente eu posso auxiliar o atendimento a alguma vítima, mantendo a calma necessária”, observou.
Plano Emergencial
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA – Municipal), Ivo Carpini Martinez, abordará no encerramento do curso, nessa quinta, às 9h, o Plano Emergencial e Instrução Técnica 17, elaborada pelo Corpo de Bombeiros.
O tema é voltado para a organização da Brigada de Emergência para grandes eventos como feiras, shows musicais, partidas de futebol, entre outros com grande aglomeração de pessoas.
Vale destacar que o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças e apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).