Curso de Gastronomia é apresentado na Feira dos Cursos da Uniara







O curso de Gastronomia da Universidade de Araraquara - Uniara, que será lançado no próximo ano, terá seu estande garantido na 19ª Feira dos Cursos – FEC da instituição. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, das 8h às 22h, nas unidades I e II (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, no Centro) e, nessa edição, também na Clínica de Fisioterapia (avenida Dom Pedro II, 614, no Centro), que estará aberta a visitações.

“A gastronomia é uma das profissões que vem ganhando status e espaço no Brasil nos últimos anos, como é possível constatar, por exemplo, com a grande quantidade de programas de culinária na televisão, como reality shows, e com a valorização do crítico gastronômico, o que aquece o mercado para o tecnólogo”, comenta a coordenadora da graduação, Ana Carolina Carneiro.

Ela aponta que o profissional da área tem responsabilidades “que vão muito além do modismo”. “O curso tem o objetivo de formar tecnólogos com sólida fundamentação teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política que lhes permita compreender o significado sócio-histórico da profissão, e intervir de forma crítica, qualificada e propositiva nas demandas decorrentes da dinâmica da sociedade.  Visa a formar profissionais de excelência na área de Alimentos e Bebidas, com perfis de liderança e visão empreendedora, sendo capazes de planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária, e atuar nas diferentes áreas e serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais”, explica.

A graduação estará estruturada em quatro núcleos temáticos, de acordo com a docente. “’Fundamentos da Nutrição e da Gastronomia’ permitirá ao aluno conhecer a história da alimentação, a cultura dos diversos países e a ciência dos alimentos. Também o habilitará a executar desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia, além de planejar e elaborar cardápios”, detalha.

Em relação ao núcleo temático “Gastronomia Nacional e Internacional”, Ana Carolina menciona que a divulgação das culturas tem contribuído para que a sociedade possa experimentar alguns dos hábitos e costumes de outros povos. “Essa tem sido a principal razão para o aumento do interesse pelos pratos típicos de várias regiões do mundo. Aqui, o estudante conhecerá um pouco da história gastronômica dos outros países e também da cozinha nacional, e aprenderá a elaborar os principais pratos típicos de cada região”, diz.

A “Segurança Alimentar” é o terceiro núcleo temático. “Os profissionais da Gastronomia são responsáveis pela qualidade e pela fiscalização dos alimentos que entram, saem e são estocados no estabelecimento. Eles verificam com os fornecedores quais as melhores matérias-primas, e fiscalizam constantemente os alimentos entregues aos consumidores finais. Também trabalham no controle de temperatura de equipamentos e ambientes, na fiscalização da higiene dos manipuladores, no preparo de alimentos, no recebimento de mercadorias, e no monitoramento da higiene ambiental, aplicando também conceitos de sustentabilidade”, destaca a coordenadora.

Já dentro do núcleo temático “Gestão e Empreendedorismo”, a professora ressalta que a formação em tecnólogo fornecerá, ao futuro gastrônomo, conhecimentos técnicos de gestão empresarial, financeira e de pessoas, “o que o habilitará na administração de restaurantes e estabelecimentos envolvendo preparações culinárias”.

Na FEC da Uniara, Ana Carolina conta que, no estande do curso, os interessados poderão se informar mais sobre seu objetivo, sua grade curricular e os locais de atuação do profissional, entre outros detalhes. Para saber mais sobre a Feira dos Cursos, promovida desde 2000 pelo Centro de Orientação Profissional - COP da instituição, acesse o endereço www.uniara.com.br/fec.

Comentários