Docentes e alunas do Mestrado em Educação da Uniara apresentam trabalhos no 21º Congresso de Leitura do Brasil




Temas abordaram a leitura em diferentes formas, baseados em pesquisas desenvolvidas pelas professoras e suas orientandas


Professoras e alunas da Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - Mestrado na área de Educação - da Universidade de Araraquara - Uniara apresentaram trabalhos no “21º COLE - Congresso de Leitura do Brasil: Leituras Dissonantes”, realizado entre os dias 10 e 13 de julho, na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. De acordo com a coordenadora do Mestrado, Dirce Charara Monteiro, os temas abordaram a leitura em diferentes formas, baseados em pesquisas desenvolvidas pelas docentes e suas orientandas.

“Os trabalhos ‘A prática da leitura literária sobre o olhar do educando’, da professora Patrícia Gomes Barca Ferrari , e ‘Vidas Secas: das palavras para as imagens através do olhar adolescente’, da mestranda Suzana Abrunhosa, ambas orientadas pela docente Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone, abordaram o estudo de práticas de leitura de livros clássicos desenvolvidas em sala de aula, na perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio, destacando a relevância da leitura na compreensão do mundo e na formação de bons leitores”, explica Dirce.

Ela também menciona que a professora Maria Betanea Platzer participou do evento com o trabalho “(Re)conhecimento de leituras vivenciadas por graduandas do curso de pedagogia”, “que integra uma pesquisa apoiada pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp, e constitui-se parte de suas atividades no Mestrado”. “A mestranda Rita Aparecida da Silva Pires Garcia, orientada por Maria Betanea, apresentou o trabalho ‘Formação inicial e continuada de professores e o uso das TIC no ensino de leitura: contribuições da ANPEd’”, completa.

A participação no COLE, segundo as professoras, “foi uma oportunidade significativa para propagação e divulgação de suas pesquisas, bem como de aquisição e partilha de conhecimentos e experiências na área de leitura, assunto de suma importância em nossa atual sociedade e, em especial, nas práticas escolares”.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Comentários