Equipe do Cerest participa de encontro em São Paulo




Objetivo do evento foi reunir experiências de atuação, repensar e atualizar as práticas neste setor


A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Regional de Araraquara - participou em São Paulo do 1º Encontro Estadual sobre Práticas Institucionais em Saúde Mental e Trabalho, realizado nos dias 8 e 9 de agosto.

O objetivo do evento foi reunir experiências de atuação neste setor para que os participantes possam refletir, repensar e atualizar suas práticas, segundo o coordenador de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho.

Outro aspecto do encontro foi o Manual de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) - Orientações Técnicas para a Notificação no Sinan, lançado em 2017.

“Temos informações de que os transtornos mentais relacionados ao trabalho têm aumentado. Mas isso não tem refletido na quantidade de notificações aos órgãos da saúde”, afirma Edison, ressaltando que esses transtornos podem estar relacionadas ao trabalho ou, às vezes, à ausência do trabalho (desemprego).

Ainda segundo o coordenador, o Cerest Regional tem a missão apoiar as unidades de Saúde para que sejam notificados os casos relacionados aos transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Em Araraquara, o Cerest fica na Rua Gonçalves Dias, 468, no Centro,  com telefones (16) 3331-6232 | (16) 3331-6277 e e-mailcerest@araraquara.sp.gov.br