Facira terá sexta edição do ‘Corte de Cabelo Solidário’






Campanha do grupo “Estrelas de Isis” visa arrecadar cabelos para confecção de perucas a pacientes com câncer


Em meio a série de atrações que a Facira 2018 apresentará em Araraquara, entre os dias 21 e 26 de agosto, como a exposição das empresas participantes e shows musicais, uma ação solidária também deverá atrair a atenção do público.

No dia 22 de agosto, aniversário da cidade e segundo dia da Feira, das 13h às 21h, no pavilhão principal, o grupo “Estrelas de Isis”, da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, irá promover a 6ª edição do ‘Corte de Cabelo Solidário’.

Os cortes serão gratuitos e os cabelos doados para confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer. Para participar da ação, interessados em doar ao menos 15 centímetros de cabelo só precisam retirar uma senha no local e aguardar a vez do corte.

De acordo com Nathalia Rigolin, uma das integrantes do grupo, não existe limite de idade para participar da ação, aberta inclusive para homens. “Crianças, jovens, adultos e idosos participaram das edições anteriores. No caso de crianças, é importante que os pais estejam acompanhando”, ressalta.

Nathalia acrescenta que outra forma de participar da ação é entregar a mecha já cortada, já que muitos colaboradores preferem ir ao o cabeleireiro de sua confiança.

“O certo é fazer um ‘rabo de cavalo’ para cortar a mecha e nos entregar seca, se possível dentro de um saco, para evitar que o cabelo suje ou tenha qualquer tipo de contaminação”, orienta Nathalia, acrescentando que até cabelos pintados podem ser doados.

Outros voluntários

O grupo "Estrelas de Isis” também pede cabeleireiros voluntários para o dia 22 de agosto, na Facira. “Precisamos de 15 cabeleireiros, no mínimo, e os interessados podem entrar em contato pelo e-mailestrelasdeisis@hotmail.com”.

“Mesmo os que não puderem participar diretamente da ação no dia 22  também podem colaborar com a causa, doando os cabelos arrecadados em seus salões”, acrescenta Nathalia.

Segundo ela, esta ação solidária visa amenizar o trauma psicológico e físico dos pacientes com câncer. Por isso, todas as mechas arrecadadas são destinadas a instituições que confeccionam perucas para quem perdeu cabelo. “É comprovado que a autoestima revitaliza essas pessoas, principalmente no caso de mulheres e crianças”.

Ainda segundo Nathalia Rigolin, existe a expectativa de se confeccionar perucas para essa causa em Araraquara. Nas edições anteriores da ação, ela afirma que mais de três mil mechas dos cabelos doados foram encaminhadas para Jaú, Barretos, Votuporanga, Rio Claro e Jales, que têm hospitais especializados em tratamentos de câncer.

A campanha também conta com páginas na internet: www.facebook.com/solidariocorte;www.facebook.com/estrelasdeisis e https://www.facebook.com/events/208350896498567/