Iniciativa de Thainara Faria objetiva aproximar sociedade e universidade





Ampliar os programas de extensão das universidades em Araraquara, possibilitando que o conteúdo aprendido pelos estudantes seja aplicado em melhorias para a sociedade, esse é o projeto que a vereadora Thainara Faria(PT) idealiza para a cidade. Nesse sentido, na tarde da quarta-feira (15), a parlamentar esteve reunida com alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) para saber mais sobre o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (Peca).
O Peca é voltado para o atendimento médico e psicológico da população que depende exclusivamente da saúde pública, e é realizado a cada dois anos em diversas cidades do estado. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido em 2018, os alunos Letícia Coelho, Flávia Yarshell e Vicotr Thut retornam à Araraquara para programar o Peca 2019, que será realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro, na Escola Estadual Professora. Maria Isabel Rodrigues Orso, localizada no Jardim Adalberto Roxo.
Segundo Thut, durante o período em que o programa estiver na cidade, será possível realizar exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias de hérnia, vesícula e vasectomia. “A expectativa é diminuir as filas no atendimento público e proporcionar aos alunos a vivência de outras realidades. Apenas em 2018, foram 700 pacientes atendidos e 27 cirurgias, todas orientadas por residentes e professores”, explicou.
Encantada com a iniciativa, Thainara parabenizou os estudantes e reiterou a necessidade de ampliar tais projetos no município. “Araraquara é rica em material humano, precisamos aproveitá-lo de forma mais eficiente para suprir as demandas básicas dos cidadãos. Será um grande aprendizado acompanhar o trabalho de vocês”, destacou a vereadora.
Também esteve presente na reunião o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Beto Grifoni.
Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmqRVyDR