Iniciativa de Thainara Faria tem como objetivo explorar potencial turístico em Araraquara





Fomentar o artesanato local, principalmente, nos eventos universitários que acontecem com frequência em Araraquara. Esse é o objetivo da iniciativa da vereadora Thainara Faria (PT). A fim de viabilizar a proposta, ela esteve reunida na tarde da sexta-feira, 03, com os secretários municipais Damiano Neto (Trabalho e Desenvolvimento Econômico) e Teresa Telarolli (Cultura); o representante da Secretaria de Esportes, João Mantovanni, e Michel Kary, coordenador na empresa Morada do Sol Turismo e Eventos.
A necessidade de fomentar o trabalho dos artesãos e explorar o turismo em Araraquara foi consenso entre os participantes da discussão. Para Neto, a iniciativa, além de gerar renda a partir do artesanato, traz outros benefícios, como a movimentação do comércio local.
Segundo Thainara, falta uma identidade visual para Araraquara. “Diferentemente de outros lugares, onde o artesanato e o turismo são complementares, não há nenhum símbolo que remeta à cidade. Precisamos desenvolver pelo menos uma identidade visual para que, a partir dela, nossos artesãos se sintam motivados a criarem. Além disso, é importante destacar aos nossos artistas que compensa investir em profissionalização para atender aos turistas. Araraquara é contemplada com inúmeros eventos, principalmente universitários, e precisamos aproveitar esse potencial turístico”, enfatizou a parlamentar.
Teresa Telarolli explicou que uma solução possível é a realização de um concurso cultural. “A partir dele, será possível criarmos um símbolo que represente Araraquara e estimule a criação entre os artistas.”
As sugestões da criação de mascote e da realização de oficinas profissionalizantes também foram pautadas durante a reunião. A intenção é capacitar os artesãos e explanar dados que mostrem o campo turístico a ser explorado. Nesse sentido, o representante da Morada do Sol Turismo e Eventos ficou responsável por fazer o levantamento dos números de turistas e dos eventos que Araraquara recebe anualmente.
A expectativa é de que, a partir de setembro, as oficinas do projeto comecem a ser realizadas.
Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskFZQvqL