Iniciativa de valorização da arte natalina visa ao fomento do comércio local





Idealizada pela vereadora Juliana Damus e artistas da cidade, a campanha tem como objetivo tornar atrair turistas e gerar renda
            Dando continuidade ao trabalho que visa à organização da decoração natalina em Araraquara, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) se reuniu na tarde da sexta-feira, 03, na Casa da Cultura, com artesãos da cidade.
            Na pauta da discussão, os idealizadores do projeto encontraram meios para envolver a comunidade e gerar renda. “Além de tornar a cidade mais iluminada e bonita, a iniciativa tem como objetivo fomentar o trabalho artístico nas escolas, centros de juventude e de assistência social”, destacou a parlamentar.
            O primeiro passo é a arrecadação dos materiais necessários para a elaboração de uma árvore de Natal feita a partir de garrafas recicláveis. Para colocar em prática a ideia, a vereadora dialogou com a presidente da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Gabriela Palombo, a fim de viabilizar um local para a destinação das garrafas doadas. O Centro da Juventude foi o local escolhido, devido ao seu tamanho e a sua localização. “Após recolha, os pets deverão ser lavados e reutilizados, de forma artística, em oficinas especializadas, que serão realizadas no próprio Centro da Juventude e no CRAS do Parque São Paulo. Como esses espaços são localizados na mesma região, o trabalho será otimizado”, explicou Juliana.
            A expectativa é de que a árvore de Natal seja finalizada até final do ano e que a iniciativa seja ampliada nos próximos anos. Para isso, serão acionadas também as Secretarias de Educação e de Cultura. “Precisamos mobilizar nossas escolas e divulgar a iniciativa nos bairros. O intuito é que todos possam participar e reconhecer seu trabalho no resultado final. Além disso, cabe destacar, que a iniciativa fomenta o comércio local, uma vez que a decoração passa a ser atrativo para turistas” finalizou Juliana.
            Estiveram presentes na reunião os artesãos: Bruck Oliver, Juty Oliveira, Marisa Prado e Maza de Almeida.