Inscrições abertas para Oficina de Teatro de Rua





Oficina com a Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto, será realizada no dia 18 de agosto, no Teatro Wallace Leal; inscrições estão abertas (20 vagas)

A Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto, é destaque na programação cultural da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart neste mês de agosto. O grupo além de realizar a apresentação do espetáculo “Desventuras de um Quixote: em terras de um país qualquer ou nenhum”, também realiza uma oficina de iniciação ao teatro de rua.
A oficina “Desventuras na rua” será realizada no dia 18 de agosto, das 10 às 12 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues. As inscrições já estão abertas na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa: são 20 vagas destinadas a maiores de 12 anos.
Os interessados devem fazer a inscrição pessoalmente, no horário: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h15 horas; e aos sábados, das 9h30 às 12h30. Basta apresentar um documento pessoal.
Vale lembrar que, também no dia 18, à tarde, a Cia. DitaCuja apresenta “Desventuras de um Quixote: em terras de um país qualquer ou nenhum” na Praça das Bandeiras, seguida pelo bate-papo “Arte-Pública e a necessidade de debater sociedade”).
O trabalho da Cia. pode ser conferido no site: www.ciaaditacuja.com.br ou no Facebook (www.facebook.com/ciaaditacuja).

Desventuras na rua - A oficina propõe atividade formativa para iniciação ao teatro de rua, abordando os contextos históricos e exercícios que conduzem o participante para a compreensão do teatro de rua, sua origem e as novas formas de ocupações dos espaços públicos.
A oficina será ministrada em três blocos: “Contexto histórico”, “Exercício básico e Ocupação de espaços” e uma roda de conversa sobre a ocupação de espaços púbicos.
“Contexto histórico” chega com um módulo teórico que abordará a origem do teatro de rua, sua raiz na Commedia Dell’Arte e seus passos até a atualidade, as novas linguagens e novas formas.
Já “Exercícios e base para ocupação de espaços” apresenta um módulo prático. Os participantes executarão exercícios tradicionais de triangulação, eixos corporais e platô a fim obter contato com as primeiras formas de execução de rua, formas essas utilizadas nas práticas técnicas até hoje.
Também serão aplicados exercícios de jogo e olhar em cena, levando a participante a prática essencial para a rua como forma de conduzir a platéia e os próprios atores para o eixo do que será apresentado. E por último serão aplicados exercícios para ocupação de espaços como forma de instigar os participantes a compreender as inúmeras formas de ocupação de espaços públicos, abertos ou fechados, comunicando diretamente com aqueles que naturalmente habitam tais lugares.
Para finalizar, a oficina propõe uma roda de conversa a fim de tirar dúvidas e realizar apontamentos sobre a oficina, além de fomentar um pequeno debate sobre a ocupação de espaços públicos como forma de resistência da arte.
A oficina tem duração de 2h30m e é ministrada por Flávio Racy e Michelle Maria, integrantes da Cia. A DitaCuja.

SERVIÇO:
“Desventuras na rua”, com Cia. A DitaCuja
- Inscrições abertas para oficina de iniciação ao teatro de rua
Local das inscrições: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h15 horas; e aos sábados, das 9h30 às 12h30

- apresentar documento pessoal
- para maiores de 12 anos
- 20 vagas

Grátis