Juventude em confraternização na Praça Pedro de Toledo





 Na noite desta sexta (18), Sarau da Juventude propõe breaking, discotecagem e MCs no Centro da cidade

Os jovens da cidade estão convidados a participarem do Sarau da Juventude, nesta sexta-feira, 17 de agosto, na Praça Pedro de Toledo. A programação tem início às 19 horas e é aberta para “jovens” de todas as idades.
Breaking, discotecagem e MCs estão na programação que marca o aniversário do Dia Municipal da Juventude. E a Praça Pedro de Toledo foi o local escolhido pelos jovens, para sediar o sarau.
O Assessor Especial de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, conta que a Pedro de Toledo é um local muito especial para os jovens da cidade. Segundo ele, desde o início deste ano há um debate pela ocupação cultural da Praça Pedro de Toledo a partir dos gostos e preferências dos seus frequentadores, expostos numa consulta online.
“Foram apresentadas cerca de 130 respostas nos quinze dias de do questionário online e com elas serão debatidas a possibilidade de realização de uma atividade por mês na Pedro de Toledo para o público jovem”, afirmou. A mesma consulta revelou que a localização central e o espaço físico dessa praça dão condições para eventos esportivos e de música, como rap, rock, pop e funk.
Ainda, o assessor lembra que todas as propostas serão debatidas diretamente com os que participaram do questionário para que sejam convidados músicos e outros artistas da cidade para apresentações no local. “A Praça Pedro de Toledo é hoje um marco da juventude”, destacou.
O Sarau da Juventude contará com a discotecagem do DJ Morfy, roda de Breaking com os participantes das Oficinas Culturais Municipais, além de uma batalha de MCs com inscrições realizadas na hora do evento.
Toda programação é gratuita. A Praça Pedro de Toledo está localizada na altura da Rua Carlos Gomes com a Avenida Portugal, no Centro da cidade.

Mais ações - Guilherme lembra que o Conselho Municipal da Juventude sugere um mapeamento de todo segmento jovem de Araraquara para debater temas, como gravidez e consumo de drogas. Ele conta que também será debatido o Plano Municipal para a Juventude, apresentado na Conferência temática de 2017, visando incentivar outras questões, como a educação ambiental.
Na pauta “juventude”, o assessor também destacou a importância do programa “Jovem Cidadão”, em que estagiários dos cursos de Ensino Médio, Técnico e Superior começam a atuar em vários setores da administração pública de Araraquara, após uma série de treinamentos para conhecimento da estrutura. “O Jovem Cidadão visa oferecer a primeira oportunidade de emprego, através de estágio remunerado, para jovens”.
A escolha feita durante a Plenária da Juventude do OP 2018 pela construção de uma sede própria na região central da cidade para o Cuca - que oferece cursos pré-vestibulares gratuitos, em parceria com a Unesp – também foi apontada como uma conquista da juventude araraquarense. Para Guilherme, essa votação está diretamente relacionada à atual participação deste segmento de Araraquara nas decisões de governo.
Guilherme ainda destacou que o Conselho Municipal da Juventude, composto por 16 integrantes (8 da sociedade civil e 8 do poder público), passou recentemente por um processo de reestruturação e as reuniões têm sido realizadas na terceira quarta-feira de cada mês.

SERVIÇO:
Sarau da Juventude
Local: Praça Pedro de Toledo (na altura da Rua Carlos Gomes com a Avenida Portugal – Centro)
Data: sexta-feira (17 de agosto)
Horário: 19 horas
Grátis