No fim do recesso, só oito dos 513 deputados marcam presença na Câmara




Apenas oito dos 513 deputados federais marcaram presença na Câmara dos Deputados até as 11h30 desta quarta-feira, com o fim do recesso. Com a aproximação do período eleitoral, os parlamentares voltam-se às suas bases e a tendência é que o baixo comparecimento permaneça pelo menos até outubro.
Nem o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apareceu. Ele está no Rio de Janeiro, sem compromissos oficiais, e só deve retornar à capital na quinta-feira.
Apesar da agenda eleitoral, os deputados ainda têm questões importantes para discutir até a conclusão dos trabalhos deste ano, como a votação do cadastro positivo e a situação do deputado Paulo Maluf (PP-SP).
Maia agendou para o dia 7 de agosto uma reunião da Mesa Diretora para tratar da cassação do deputado, que teve sua prisão decretada em dezembro do ano passado e hoje cumpre prisão domiciliar.

Embraer

Dos que compareceram à Casa, somente um participou desde o início do único evento agendado no dia. O deputado Flavinho (PSC-SP) presidiu reunião convocada por ele para debater a situação da Embraer — seu eleitorado fica na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, onde a sede da empresa está instalada.
O parlamentar criticou a ausência dos colegas. “Eles estão mais preocupados com as eleições”, lamentou. A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) também compareceu ao evento, após seu início.
Dois convidados compareceram, o economista Paulo Kliass e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Claros da Silva. O presidente da Embraer, Paulo César de Souza e Silva, foi convidado, mas não compareceu.
(com Estadão Conteúdo)