Notícias falsas e propaganda política são temas da próxima palestra do Observatório das Eleições AARP



O advogado Fernando Neisser falará sobre os temas no próximo dia 27
Às vésperas do início da campanha eleitoral, plataformas digitais e veículos de comunicação em todo o país fecham o cerco para combater notícias falsas, viralizadas como “fake news” desde a eleição presidencial dos Estados Unidos, em 2016. “Decidimos trazer este tema para o Observatório das Eleições AARP pelo forte impacto que tem no processo eleitoral”, fala Edson Oliveira, coordenador do Observatório que promove, no dia 27 de agosto, a palestra com o advogado paulistano Fernando Neisser.
Fernando é coordenador adjunto e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto Paulista de Direito Eleitoral (IPADE) e presidente da Comissão Permanente de Estudos em Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Durante o evento, haverá o lançamento do último livro escrito por Neisser: Crime e Mentira na Política, publicado pela Editora Fórum.
Ele também atuou na equipe jurídica das campanhas de Fernando Haddad (2012 e 2016), Paulo Skaf (2010, 2014 e 2018), Marina Silva (2010) e atualmente trabalha no processo de registro de candidatura à presidência da república do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O advogado é mestre em Direito Penal, pela Universidade de São Paulo (USP), e autor da dissertação “Crimes eleitorais e controle material da propaganda eleitoral: necessidade e utilidade da criminalização da mentira na política”.
A palestra, organizada pela Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP) em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), contará com a participação da advogada Carla Bonini Sant Ana e da jornalista Daniela Antunes. O evento acontece no auditório do prédio 1 da FAAP (Av. Independência 3670) e tem início às 19h. As inscrições gratuitas são feitas pelo link bit.ly/palestra-neisser. Os organizadores pedem doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou R$ 10 como ingresso solidário em benefício do Lar do Vovô Albano.
Observatório das Eleições AARP
Surgiu em 2016, por iniciativa do corpo diretivo da AARP, com o objetivo de fortalecer o Estado Democrático de Direito, através de uma rede de profissionais com conhecimentos especializados. Para as eleições de 2018, o Observatório passará a atuar de forma mais próxima à sociedade, especialmente envolvendo jovens eleitores, promovendo ciclos de debates presenciais e divulgação em redes sociais, falando a linguagem do jovem eleitor, com objetivo de despertar a consciência para o valor do voto e de todo o processo eleitoral.
DEBATEDORAS
Carla Bonini Sant AnaAdvogada e pós-graduanda em Direito Constitucional e Eleitoral pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto-USP, membro da Comissão OAB Vai à Escola da subsecção de Sertãozinho/SP.
Daniela AntunesJornalista e sócia da Texto & Cia Comunicação. Atuou como repórter de editoria de política em veículos de grande circulação e como assessora em campanhas eleitorais. Há 11 anos, trabalha em assessoria de imprensa e de comunicação com clientes dos segmentos de tecnologia, saúde, construção, mercado imobiliário, artístico, dentre outros. É editora da revista Painel e coautora de dois livros.
AgendaPalestra Propaganda Política e Fake NewsData: 27 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do prédio 1 da FAAP (Av. Independência 3670)
Ingresso solidário: dois quilos de alimentos não perecíveis ou R$ 10
Inscrição: bit.ly/palestra-neisser
Saiba mais: www.facebook.com/observatorioAARP