Número de devedores cresce 31% no primeiro semestre de 2018




Alta foi impulsionada pelo cenário empregatício da cidade que continua instável

            De acordo com levantamento do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), o número de novas dívidas aumentou 34,7% entre janeiro a julho deste ano em comparação a igual período de 2017. O número de devedores também apresentou alta de 31%. Délis Magahães, economista do Sincomercio explica que os dados são obtidos com base no cadastro de inadimplência dos associados do Sincomercio e referem-se ao comércio varejista "O principal motivo desse aumento é o cenário empregatício da cidade que ainda continua instável", afirma.
            A pesquisa revela ainda que a maior parte das dívidas contraídas no comércio tem até um ou dois anos, representando 85% e 95% do total de débitos respectivamente. "O resultado demonstra que grande parte dos consumidores consegue quitar as dívidas em um prazo rápido e recuperar sua capacidade de pagamento" diz a economista.
            Observando o valor dos registros, 76% desses estão na faixa de até R$ 500 e apenas 3% dos débitos excedem o valor de R$ 2 mil. Os consumidores estão mais conscientes sobre seus gastos e tem postergado a compra de itens de maior valor agregado para evitar futuros problemas com o pagamento dos mesmos. Os dados segmentados por idade também revelam uma preocupação maior das classes mais jovens com o orçamento. A maior parte das ocorrências está concentrada na faixa acima de 30 anos.
inadimplência 2
Serviço
Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio)
Avenida São Paulo, 660 - Centro
Contato: (16) 3334-7070
sincomercio@sincomercioararaquara.com.br
www.sincomercioararaquara.com.br