Operação apura fraude em postos durante greve dos caminhoneiros




A Secretaria da Fazenda de São Paulo deflagrou, nesta sexta-feira (10), a operação Tanque Seco que apura práticas fraudulentas envolvendo operações de compra e venda de etanol, gasolina e diesel por postos de combustível durante a paralisação dos caminhoneiros.
Para a operação, 168 agentes fiscais cumprem mandados em 84 postos em todas as regiões do Estado paulista. Na capital, 25 estabelecimentos são alvos da Tanque Seco.
Iniciada em maio deste ano, a paralisação dos caminhoneiros praticamente esgotou os estoques de mercadorias dos referidos postos. Considerando a ausência de estoque nestes varejistas ao final da greve e a normalização do fornecimento de combustível pelas distribuidoras a partir de junho, foi realizado um levantamento do volume de combustível movimentado por meio do cruzamento de dados de documentos fiscais eletrôncios recebidos e emitidos pelos varejistas neste período.
Os alvos da operação apresentaram baixos volumes de aquisição e diferença relevante entre os volumes de entrada e saída, configurando indícios de irregularidade, como aquisição de mercadorias não acobertadas por documentos fiscais, furtadas, roubadas, fora de especificação ou prática de fraude volumétrica na revenda de combustíveis, e terão as inscrições preventivamente suspensas.
Os estabelecimentos terão as inscrições preventivamente suspensas. Ao final dos trabalhos e se confirmados os indícios de fraude apontados os estabelecimentos serão objeto de um Procedimento Administrativo de Cassação de maneira a impedir em definitivo seu funcionamento.

Fonte: R7