Palestra ‘#EuMeImporto’ aborda direitos dos passageiros do transporte






Motoristas da Viação Paraty sentiram as dificuldades das pessoas com deficiência ao utilizarem o transporte coletivo


A Controladoria do Transporte de Araraquara, a Viação Paraty e o Sest Senat realizaram dois meses de palestras com o tema “#EuMeImporto”, voltadas para a segurança no trânsito, o respeito aos passageiros e, principalmente, às pessoas com deficiência.
Nesse ciclo de palestras, os motoristas da Viação Paraty participaram de dinâmicas em que se passaram por pessoas com deficiência e sentiram a dificuldade para utilizar o transporte coletivo. 
Os motoristas verificaram a importância de respeitar as sinalizações, a velocidade e o cuidado durante as conversões, já que as pessoas com deficiência, assim como idosos, muitas vezes não têm a força necessária para se segurarem e se protegerem. 
Outra ação do projeto “#EuMeImporto” será a realização de curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos motoristas e funcionários do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes). O gerente do CAT, Carlos Aureliano, anunciou a realização do curso durante a entrega da proposta para um Programa Municipal da Pessoa com Deficiência Auditiva ou com Surdez, feita por uma comissão de estudos.
“Uma das grandes demandas dos passageiros é a falta de pessoas capacitadas para dar informações de transportes aos deficientes auditivos”, disse Aureliano.