Prefeitura formará 130 brigadistas nesta semana




O curso “Brigada de Incêndio” será ministrado a servidores municipais, até a quinta-feira (9), no Cear


Com 12 horas de aulas, a Secretaria Municipal de Gestão e Finanças vai formar 130 brigadistas para aturem nas diversas secretarias municipais e no Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Iniciado nessa segunda-feira (6), o curso “Brigada de Incêndio” será ministrado até a quinta-feira (9), das 9h às 12h, no Centro Internacional de Convenção do Cear.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Damiano Neto, afirmou que o curso é importante para a prevenção de incêndios, melhoria nas condições de trabalho e promoção do bem-estar dos servidores, além de disseminar conhecimento sobre os primeiros-socorros.
“Parabéns à Secretaria de Gestão e Finanças e aos parceiros na organização do evento, que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores”, elogiou o vice-prefeito, na cerimônia de abertura.
Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Ivo Carpini Martinez, “a missão do brigadista é orientar a evacuação do local atingido por incêndio, prestar os primeiros-socorros e também auxiliar os profissionais de combate a incêndios”.
“Os brigadistas atuarão voluntariamente durante 1 ano. Esta será a primeira turma geral, que abrange todas as secretarias”, relatou o Diretor de Divisão da Prefeitura, Paulo Dimas Cezar.
Palestras
O cabo do Corpo de Bombeiros, Lucas de Camargo, abordou nessa segunda-feira (6) o tema “Incêndio em Vegetação”. O palestrante discorreu sobre os tipos de extintores, técnicas de combate a incêndios florestais, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva e viaturas, inclusive combate aéreo com aeronaves e helicópteros.
Nessa terça-feira (7), os representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) Antônio Carlos Duarte e Gabriel Minghim Planas ministrarão a palestra “Prevenção e Combate a Incêndio”.
O cabo Lucas de Camargo retorna e explicará em detalhes, na quarta-feira (8), as técnicas de “Primeiro-Socorros”.

 E no encerramento do curso, na quinta-feira (9), o presidente da CIPA da Prefeitura, Ivo Carpini Martinez, abordará a “Instrução Técnica 17 e Plano Emergencial”.