Prefeitura inicia formação em Direitos Humanos para servidores municipais




Série de encontros, até outubro, irá capacitar cerca de cem servidores que atuam nas regiões que integram o programa ‘Territórios em Rede’; aula inaugural, com presença do prefeito Edinho, ocorreu nesta segunda (13)


“Temos de colocar o ser humano no centro das nossas ações e lutar contra toda forma de discriminação e exclusão social”, afirmou o prefeito Edinho na aula inaugural do curso de formação em Direitos Humanos desenvolvido para os servidores municipais, nesta segunda-feira (13), no Cefor (Centro Formador de Pessoal para a Saúde), no Carmo.

A formação integra o projeto “Direitos Humanos: Araraquara no combate a todas as formas de violência e violação de direitos”, uma ação da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania.

A primeira turma reúne cerca de cem servidores municipais das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública — com foco nas regiões que participam do “Territórios em Rede”. Serão nove encontros no Cefor, sempre às segundas-feiras, totalizando 15 horas de aulas sobre Direitos Humanos.

O curso vai abordar o papel do Município no combate à violação de Direitos Humanos, além das questões da criança e do adolescente, da juventude, da violência contra a mulher, da pessoa com deficiência, das relações étnico-raciais, de políticas LGBTQIA+ e dos idosos, entre outros temas relacionados.

“A organização administrativa é uma forma de fazer com que as políticas públicas cheguem de forma eficiente até todos os cidadãos, principalmente os que mais precisam. Essas políticas precisam ser integradas e sem nenhuma forma de burocratização. Só assim teremos uma maior eficiência na defesa dos direitos, na superação dos preconceitos relacionados a gênero, raça e etnia, sexo, pessoas com deficiência, entre outros”, complementou Edinho.

A coordenadora de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, relatou a alegria de receber a primeira turma para a formação. “A gente fica feliz de ver todos aqui. Essa formação para refletir sobre o atendimento e a atuação junto aos munícipes é um passo fundamental na igualdade de direitos”, destacou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, também agradeceu a todos os servidores pela presença. “Que a gente possa contar com vocês e a sala numerosa possa se repetir nos outros encontros também”, disse.

Também estiveram no evento a gerente da Secretaria de Justiça e Cidadania, Marina Ribeiro da Silva, a gestora do “Territórios em Rede”, Celina Garrido, que compuseram a mesa de autoridades, além de secretários, coordenadores e outros servidores municipais.

‘Territórios em Rede’O programa foi lançado pela Prefeitura em junho e é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio das demais secretarias.

A iniciativa visa fortalecer a rede intersetorial de proteção social em seis territórios prioritários, caracterizados por seus índices de vulnerabilidade social: regiões do Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim São Rafael, Cecap (incluindo o Residencial dos Oitis), Jardim das Hortênsias, Parque São Paulo e Valle Verde.

Juntas, essas regiões abrangem 75.589 habitantes, o que equivale a 33,92% da população total estimada em Araraquara, e também possuem quase metade (46,65%) das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (11.017 famílias).