Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia da Uniara abre inscrições para seu terceiro fórum




Evento será realizado nos dias 15 e 16, a partir das 8h, na unidade II da universidade


Estão abertas as inscrições gratuitas para o “3º Fórum de Iniciação Científica”, promovido pelo Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da Universidade de Araraquara – Uniara. Elas devem ser efetuadas pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2018, onde consta a programação completa do evento, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, a partir das 8h, na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro).

“Trata-se da terceira edição, que contará com a apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Iniciação Científica - IC do PICBiotec, sendo que os novos apresentarão seus projetos, e os que já os têm em andamento irão expor os resultados obtidos até o momento”, explica a professora responsável pelo Programa, Flávia Aparecida Resende Nogueira. Após cada explanação, serão realizadas discussões sobre os temas abordados.

Ela conta que os objetivos são promover uma integração entre os diferentes grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM, ao qual o PICBiotec está vinculado, e divulgar as diferentes linhas de pesquisa “para toda a Uniara, afim de buscar, cada vez mais, alunos de IC”.

A importância do Fórum, segundo a docente, “está em estimular os estudantes no desenvolvimento de sua capacidade acadêmica de realizarem uma pesquisa científica, entenderem como realmente funciona essa comunidade, e compreenderem a relevância dos resultados desses trabalhos”.

“Percebo que, quando o aluno tem que apresentar seu projeto, precisa estudar sobre o assunto que está sendo desenvolvido, e é quando o interesse maior em buscar outros artigos é despertado nele, para entender melhor o que está fazendo. É como se abríssemos seus olhos para a pesquisa e para a vida acadêmica. Acredito que o Fórum tem sido um ‘start’ para que entenda a verdadeira importância do desenvolvimento desses trabalhos”, aponta Flávia.

A professora lembra que o evento é para toda a Uniara, “especialmente para cursos da área de saúde e o de Engenharia de Produção, principalmente para estudantes de primeiro e segundo anos das graduações que tenham interesse em fazer uma IC”.

Outras informações sobre o “3º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec” podem ser obtidas pelo e-mail farnogueira@uniara.com.br ou também pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2018.