Programa “Jovem Cidadão” visa quebrar barreira da primeira experiência profissional




Com foco na condição socioeconômica, selecionados fazem estágios remunerados em vários setores da Administração Pública


Uma aula inaugural com palestra do prefeito Edinho, marcou, na quinta-feira (3), na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, a abertura da série de atividades de formação, com palestras, para selecionados do programa “Jovem Cidadão”.  Os selecionados farão estágio remunerado na Administração Pública de Araraquara.

Lançado em 2017 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o “Jovem Cidadão” visa a concessão de bolsas de estágio remunerado em órgãos públicos para estudantes de Ensino Médio, Técnico de Nível Médio e Ensino Superior de todas as instituições de Ensino da cidade, sejam públicas ou privadas com objetivo de quebrar a barreira da primeira experiência profissional.

Na sexta-feira (4), em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, e a gerente de desenvolvimento em RH (Recursos Humanos), Clair Antonia Alves, deram outros detalhes sobre o programa e sua importância do ponto de vista social.

Segundo Jacqueline, o foco é o estudante com foco na vulnerabilidade socioeconômica. “Ao longo do tempo, percebemos que este grupo de estudantes tem abandonado seus estudos para auxiliar financeiramente a família, comprometendo sua formação principalmente nos cursos de nível superior”, afirmou.

Clair Antonia Alves acrescentou que o estágio remunerado é feito pelo estudante em horários diferentes ao do escolar, de quatro a seis horas, como o estabelecido pela legislação.

Oportunidades

Por lei, o estudante pode iniciar o estágio aos 16 anos. A partir dessa idade, não há mais limite, desde que o estagiário esteja estudando. Ainda de acordo com Jacqueline Barbosa, além da questão social, o estágio oferece a oportunidade para o estudante conhecer o funcionamento da Administração Pública, que, por sua vez, contribui para a sua formação profissional neste setor.

Vale destacar que, após ser selecionado, o candidato tem dois dias para se apresentar ao setor de RH da Prefeitura, com toda a documentação exigida. E antes do início do estágio, os inscritos terão dez dias de treinamento, por meio de palestras, para conhecer os detalhes do funcionamento da Administração Pública.