Projeto de educação financeira nas escolas é lançado pela Prefeitura





Em parceria com a Sicredi e a Maurício de Souza Produções, gibis temáticos da Turma da Mônica estão sendo distribuídos nas escolas municipais, além de apresentações teatrais


O prefeito Edinho e a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, lançaram na terça-feira (7), no CE Prefeito Rubens Cruz, no Jardim do Bosque, um projeto de educação financeira nas escolas da rede municipal.

O projeto, em parceria com a Sicredi e a Maurício de Souza Produções, inclui apresentações teatrais da Cia. Cais do Porto e distribuição de gibis temáticos da Turma da Mônica.

Araraquara já recebeu 5 mil gibis para serem distribuídos na rede pública municipal de Ensino Fundamental, juntamente com uma cartilha de orientação ao uso para o educador.

Segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 60,7 milhões de brasileiros entre 18 e 95 anos estão negativados — isso corresponde a 39,9% da população, o que demonstra a importância da educação financeira para lidar com o orçamento pessoal e familiar.

“Esse material didático oferece ensinamentos para que haja mais conhecimento financeiro às crianças e aos adolescentes, com linguagem simples e acessível dos gibis. Assim, atuamos na formação de cidadãs e cidadãos responsáveis com os seus recursos e fortalecemos o trabalho já desenvolvido por todos os professores da rede municipal no objetivo de formarmos mulheres e homens mais responsáveis”, afirmou o prefeito no evento.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou o mecanismo lúdico e simples dos gibis no processo educacional. “Nossas crianças vão poder entender a necessidade de economizar não só moedinhas, dinheiro, mas também economizar água, luz. Isso tudo está no universo da educação financeira e deve ser trabalhado na escola”, declarou.

O presidente da Sicredi Centro Norte SP, Dr. Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto, disse que o projeto é “uma semente que precisa ser germinada”. “É muito importante a matemática e o português na vida de vocês. Todos irão aprender como funciona o mundo financeiro”, disse para as crianças.

A diretora do CEC Rubens Cruz, Sílvia Ângela Películo Galli, agradeceu a todos os responsáveis pelo projeto. “Que nós sejamos o veículo de comunicação para essa educação financeira se propagar

Ainda estiveram no evento o diretor da Sicredi Centro Norte SP, Dr. Michel Nasser, além de outros representantes da cooperativa, educadores e funcionários da unidade de ensino e o grupo de teatro Cais do Porto, que fez apresentação para os alunos.