Projeto prevê homenagem a Nelson Cuniyochi em Memorial da Imigração Japonesa




O homenageado, também conhecido como Nelson da Nipo, nasceu em Araraquara e faleceu em dezembro de 2016


A Prefeitura de Araraquara protocolou, nesta quinta-feira (2), para apreciação da Câmara Municipal, o Projeto de Lei que denomina Memorial da Imigração Japonesa “Nelson Chinço Cuniyochi” o monumento localizado na Praça Leopoldo de Carvalho Oliveira Filho, situada na Avenida La Salle, entre a Avenida dos Manacás e a Avenida Dr. Gastão Vidigal, no Jardim Primavera. A indicação do Projeto é do vereador e presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB).

O homenageado, também conhecido como Nelson da Nipo, nasceu em Araraquara em 1951 e faleceu em 13 de dezembro de 2016. Foi vice-presidente e presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara, além de ter sido presidente da Associação Okinawa de Araraquara.

Nelson Cuniyochi também esteve ligado a eventos beneficentes na cidade e, como membro da diretoria das associações Nipo e Okinawa, foi o responsável pela realização de eventos tradicionais, como o Festival Tanabata, a Noite do Sukiyaki, a Noite do Yakisoba e os bingos da Nipo, tendo sido um grande incentivador da cultura japonesa.

“Impossível entender a história de Araraquara sem perpassar pela história da colônia japonesa e pelo trabalho incansável de Nelsinho em prol das pessoas que mais precisam. Trata-se de uma pequena, mas justa homenagem, em meio às atividades que marcam os 110 anos da imigração japonesa no Brasil”, destacou o prefeito Edinho.