Rafael de Angeli fiscaliza finalização de trabalhos do Daae no CDHU








Demanda dos condôminos era pela individualização de contas de água

Após vários anos de reclamações dos moradores, finalmente Irá Rocha Chagas, a síndica do Bloco 1 do Condomínio “Ulisses dos Santos” (Cociza), comemora a conquista. “Agora cada apartamento tem o seu hidrômetro. Cada um é responsável pela própria conta de água”, diz, satisfeita, ao vereador Rafael de Angeli (PSDB), que abraçou a causa em dezembro do ano passado.

A conta única gerava insatisfação e inadimplência. Por isso, o vereador havia intermediado reuniões de Irá com o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Marcos Isidoro, para que os hidrômetros fossem individualizados, ou seja, para que cada apartamento tivesse o seu, fazendo com que as contas fossem cobradas separadamente. Até o mês passado, quando as obras foram concluídas, a despesa total, de aproximadamente R$ 1.000 por mês, era rateada entre os 32 apartamentos do bloco, gerando a cobrança aproximada de R$ 30 por habitação. Hoje, a realidade mudou. “Agora alguns moradores estão reclamando das contas mais altas e vários vazamentos foram descobertos. Por outro lado, muita gente passou a fechar melhor as torneiras e a não deixar o chuveiro pingando”, relata Irá.

A síndica agradece a Angeli pelo comprometimento: “Era uma demanda antiga do nosso bloco e uma conquista para a minha gestão. Foi um bem para o nosso prédio. Estou extremamente grata”.

O parlamentar considera a medida “justa, tanto para os condôminos quanto para a autarquia, pois garante que cada morador tenha a sua independência e pague pelo que consome de fato. Sendo responsáveis pelas próprias contas, as pessoas também tendem a evitar desperdícios e a denunciar defeitos e vazamentos”, conclui Angeli.