Roger Mendes articula programação do Setembro Verde








O vereador se reuniu com representantes da APAE e do Conselho da Pessoa com Deficiência

Dar visibilidade às pessoas com deficiência e conscientizar sobre as questões relacionadas à existência dessa parcela da população com necessidades especiais: esses são os objetivos da campanha Setembro Verde. A Lei nº 9083, criada em 2017, pelo vereador Roger Mendes (Progressistas) incluiu no calendário oficial de Araraquara o mês voltado para a inclusão social da pessoa com deficiência (PCD), o Setembro Verde.
Para celebrar a data em 2018, Roger Mendes se reuniu nesta quinta-feira (02) com representantes da APAE para definir a programação deste ano. Lígia Maria Costa Celante, superintendente da APAE, Ana Paula Sperli de Souza, coordenadora pedagógica da APAE e Adriana Aparecida Biasiolo, diretora escolar e vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, trouxeram suas sugestões de eventos para marcar a data. Para o mês de setembro, palestras sobre inclusão, exposições de peças de arte produzidas pelos atendidos das instituições locais e atividades esportivas são esperadas para a campanha.
Sobre a importância do tema, o vereador destacou a recente atitude de empresas da região que dão treinamentos aos seus funcionários para que se ponham no lugar da população PCD e conheçam suas limitações e necessidades. “Num passado não muito distante, não se ouvia falar em pessoa com deficiência. Hoje, temos um cenário mais favorável, com políticas públicas específicas e direitos adquiridos, mas ainda temos muitas conquistas pela frente. O mês Setembro Verde é extremamente relevante e necessário para que seja dada mais visibilidade às pessoas com deficiência”, ressaltou Mendes.