Sábado (18) à tarde tem teatro de rua na Praça das Bandeiras





Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto, apresenta gratuitamente “Desventuras de um Quixote: em terras de um país qualquer ou nenhum” às 16 horas

O espetáculo teatral “Desventuras de um Quixote: em terras de um país qualquer ou nenhum” é atração neste sábado na Praça das Bandeiras, com apresentação às 16 horas, seguida por um bate-papo sobre “Arte-Pública e a necessidade de debater sociedade”. Ainda, a Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto, também realiza oficina de teatro de rua pela manhã do sábado, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues. Toda a programação é gratuita.
O grupo – que está em circulação pelo Estado - leva às cidades não apenas uma apresentação, mas também atividades de formação teórica e prática através da realização de uma oficina e um debate sócio-político a partir das referências propostas no espetáculo. São 14 cidades do interior paulista neste circuito.

Espetáculo - “Desventuras de um Quixote (...)” propõe um debate e registro sobre sociedade e cultura. O texto que serviu de inspiração para esse trabalho foi “Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança”, originalmente adaptado pela Cia. A DitaCuja para o universo do teatro de rua.
A peça conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Quixote que, por ordem do seu governante, parte em uma jornada repleta de perigos imaginários e conspirações reais. Da dualidade entre público e privado e antigo e moderno nasce a proposta desta montagem, um espetáculo que encontra-se com o movimento Steampunk e propõe na sua estética a criação de um outro tempo e um outro lugar.
O grupo treinou as técnicas necessárias, máscaras, acrobacias, canto e esgrima e reuniu-se com profissionais experientes que compartilharam seus conhecimentos, como: Fábio Resende (ator, diretor e dramaturgo d’A Brava Companhia), Karl Felippe (membro fundador do Conselho Steampunk de São Paulo) e o sociólogo Delson Ferreira.
Na história adaptada deste herói, que em sua jornada pela verdade encontra nada mais que a realidade, o grupo aborda o cenário político do país e reaproxima-se da obra original de Cervantes.
Vale destacar que, neste texto originalmente infanto-juvenil, há a retomada do teatro de praças e do espaço público para comunicar com o público a temática sempre atual e crítica da busca pela justiça. O espetáculo tem direção do ator/diretor convidado André Cruz, integrante do movimento de teatro de rua de Ribeirão Preto.
“Desventuras de um Quixote (...)” tem classificação livre e é indicado para famílias e pessoas de todas as idades.
A Praça das Bandeiras está localizada à Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Bandeirantes, no Centro da cidade.

Oficina - A oficina “Desventuras na rua” será realizada no dia 18 de agosto, das 10 às 12 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues. As inscrições estão abertas na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa: são 20 vagas destinadas a maiores de 12 anos.
Os interessados devem fazer a inscrição pessoalmente, no horário: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h15 horas; e aos sábados, das 9h30 às 12h30. Basta apresentar um documento pessoal.
A oficina propõe atividade formativa para iniciação ao teatro de rua, abordando os contextos históricos e exercícios que conduzem o participante para a compreensão do teatro de rua, sua origem e as novas formas de ocupações dos espaços públicos.
A oficina será ministrada em três blocos: “Contexto histórico”, “Exercício básico e Ocupação de espaços” e uma roda de conversa sobre a ocupação de espaços púbicos. A duração é de 2h30m, com orientação de Flávio Racy e Michelle Maria, integrantes da Cia. A DitaCuja.
A Casa da Cultura está na Rua São Bento, 909, enquanto o Teatro Wallace leal fica na Av. Espanha, 485 (anexo à Casa da Cultura), no Centro.

SERVIÇO:
  
- Espetáculo teatral “Desventuras de um Quixote: em terras de um país qualquer ou nenhum”, com Cia. A DitaCuja
Local: Praça das Bandeiras (Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Bandeirantes – Centro)
Data: sábado (18 de agosto)
Horário: 16 horas

- Oficina de iniciação ao teatro de rua “Desventuras na rua”
Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)
Data: sábado (18 de agosto)
Horário: 10 horas
Inscrições: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Grátis