‘Saúde em Casa’ é lançado na região do Jardim Marivan





Programa de entrega de medicamentos em casa a pacientes com doenças crônicas chega à 11ª região de Araraquara

A Prefeitura lançou nesta terça-feira (31) mais uma etapa do programa “Saúde em Casa”. Desta vez, a entrega de medicamentos a pacientes com doenças crônicas chegou à região do Jardim Marivan, atendida pela USF (Unidade de Saúde da Família) “Adolfo Léo”.

O programa já tinha sido lançado em outras dez regiões de Araraquara e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica.

Nesta nova etapa, o “Saúde em Casa” irá atender os bairros Jardim Marivan, Jardim Aclimação, Vila Sedenho, Jardim Primor, Jardim do Bosque, Residencial Maggiore, Jardim Celiamar, entre outros bairros vizinhos.

A princípio, a Prefeitura tem priorizado os bairros mais afastados do Centro e que não possuem farmácia nos postos de saúde, mas a ideia é que o “Saúde em Casa” seja expandido até que atenda toda a cidade.

O prefeito Edinho lembrou que a região do Jardim Marivan possui muitas pessoas idosas que estão acamadas e serão beneficiadas com o programa. “Queremos que o ‘Saúde em Casa’ continue avançando. Temos que chegar a 100% dos usuários com doenças crônicas. Onde as farmácias foram fechadas, nós entregaremos os medicamentos”, disse o prefeito.

Para a secretária de Saúde, Eliana Honain, “sem medicamentos, a gente não faz Saúde”. “O programa traz a facilidade do recebimento e a garantia de que aquele medicamento não vai faltar, não interrompendo o tratamento”, ressaltou.

Silvana Lee, gerente de Assistência Farmacêutica, agradeceu a todos da comunidade pelo acolhimento. “Eu fico muito contente por mais este lançamento. Agradeço a toda a equipe de farmacêuticos, que leva o trabalho bem a sério”, pontuou.

Representando os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da região, Luiz Antonio Nicolau comemorou o início do programa. “O projeto será muito bom para mim e para todos do bairro.”

O vereador Paulo Landim (PT), representando a Câmara Municipal, parabenizou Edinho. “O prefeito Edinho sempre acreditou na Saúde. A secretária Eliana Honain e o governo, como um todo, estão de parabéns. A gente tem que sentir o problema das pessoas”, destacou o parlamentar.

Ainda participaram do evento o vereador Toninho do Mel (PT), as enfermeiras do USF “Adolfo Léo”, Luciene Neiva e Marilda Mendonça, e secretários e coordenadores municipais.
Como participar

Segundo a secretária de Saúde, qualquer paciente que tenha doença crônica ou tome medicamento controlado diariamente, que não altere a dosagem, pode participar do "Saúde em Casa". Isso inclui mulheres que tomam anticoncepcional, hipertensos, diabéticos, entre outros pacientes.

“Qualquer paciente com essas características, independentemente de idade, deve procurar a unidade de saúde do Jardim Marivan e dizer que quer estar inserido no programa. O paciente vai passar por avaliação médica para ver se preenche os parâmetros e, a partir daí, passa a receber o medicamento”, explica Eliana Honain.

Além do Marivan, também participam do “Saúde em Casa” as seguintes regiões: Jardim Cruzeiro do Sul, Parque das Laranjeiras, Jardim Pinheiros, Jardim Iedda, Jardim Adalberto Roxo, Jardim Indaiá, Vila Santana, Jardim Paraíso, Assentamento Bela Vista e distrito de Bueno de Andrada (incluindo o Assentamento Monte Alegre).