Segunda tem lançamento do documentário que resgata memórias de Araraquara








Filme marca encerramento do projeto Backup Araraquara, que reuniu mais de 20 mil arquivos que ajudam a contar a história da cidade em seu bicentenário

O documentário Backup Araraquara será lançado nessa segunda-feira, dia 20 de agosto, às 19 horas, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, marcando o encerramento do projeto que iniciou em maio de 2017 e reuniu mais de 20 mil arquivos, incluindo vídeos, fotografias e áudios, que ajudam a contar a história dos 200 anos do município. “O filme mostra o trabalho realizado nesse período e inclui entrevistas com personagens que doaram material e ajudaram a construir a história da cidade. Também registramos diversos eventos ao longo do ano do bicentenário”, explica o jornalista Luís Zakaib, da Carta Z Produções, que realizou o projeto com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Os arquivos reunidos por meio de chamamento junto à população de Araraquara vieram de diversas fontes e estão publicados no Blog (www.backupararaquara.com) e no Facebook (www.facebook.com/backupararaquara/) do projeto, somando mais de 400 postagens ao logo dos últimos 18 meses. “Por meio da internet, resgatamos memórias e reunimos pessoas que protagonizaram histórias que estavam esquecidas. Foram cerca de 140 mil internautas alcançados pelas postagens”, diz Zakaib.
ENTREVISTAS - Desde maio de 2017, Zakaib e o colega jornalista Roberto Schiavon, contratado pela Carta Z para auxiliar na execução do Backup Araraquara, fizeram também entrevistas com personagens de diversas áreas.
“Falamos com profissionais de rádio, como José Roberto Fernandes e Wilson Luiz, resgatamos memórias da vida acadêmica conversando com a professora da Unesp, Vera Isaac, relembramos histórias de grandes eventos esportivos com a professora Eulália Schiavon, falamos sobre a vida cultural da cidade com Ivo Dall’Acqua Júnior, José Pedro Antunes e Teresa Telarolli, batemos papo sobre música com o violonista Adilson Franzin, mostramos o acervo de imagens do Ricardo Simões e registramos eventos que marcaram o bicentenário no ano passado, como a Facira e o Festival de Música Autoral”, relata o jornalista.
Ainda que não tenham sido entrevistados para o documentário, diversas outras pessoas, desde as mais conhecidas na cidade até as que simplesmente enviaram um arquivo ou fizeram uma indicação de pauta pelos canais de comunicação do projeto, ajudaram na construção do Backup. “Seria impossível nominar todos os colaboradores, mas cada um que se envolveu no Backup Araraquara e nos ajudou sabe que tem parte importante nessa empreitada”, acrescenta Zakaib.
PERSONALIDADES - Se os entrevistados para o documentário são dos mais diversos segmentos, os personagens no Blog ampliam ainda mais esse universo. Lá os internautas encontram registros de personalidades de várias áreas e épocas, como Zilda Mayo, Antônio Carlos Araújo, Sidney Schiavon, Dorival Júnior, José Celso Martinez Correa, Ariovaldo dos Santos, Wallace Leal, Rodolpho Telarolli, Waldemar De Santi, Antonio Tavares Pereira Lima, Herbert Richers, Elias Zakaib, Alcyr Azonni, Tetê Viviani, Mário Zampieri, Luiz Rocatelli e muitos outros, além de registros sobre grupos musicais desde Os Hippies e Os Intocáveis até Beatles Again, e postagens envolvendo instituições como Jornal O Imparcial, Clube 22 de Agosto, Ferroviária, Estrada de Ferro Araraquara e muito mais. Para encontrar as postagens, basta ir ao Blog e clicar nas Tags.
“O melhor é que todo esse acervo será entregue para a prefeitura e o Blog continuará recebendo colaborações, para que se transforme em uma fonte permanente de informações sobre nossa história”, conclui o jornalista.

SERVIÇO
Lançamento do Documentário Backup Araraquara 200 Anos
Dia: 20 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Entrada Gratuita



(Fonte: projeto Backup Araraquara)