Semana tem diversas atrações culturais




Demônios da Garoa: nesta sexta-feira, às 20 horas, no Centro Internacional de Convenção; ingressos devem ser trocados por um litro de óleo e um quilo de feijão

Várias atrações culturais estão na agenda cultural da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart nesta semana! A programação que homenageia os 201 anos de Araraquara é gratuita, e apresenta teatro, música, audiovisual, empreendedorismo e criatividade.

Demônios da Garoa - Uma das atrações é o Circuito Sescoop/SP de Cultura que apresenta o show do grupo Demônios da Garoa nesta sexta-feira, dia 17, às 20 horas, no Centro Internacional de Convenção, numa realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, por meio da: Sescoop/SP, Coeducar, Sicoob Coopara, Sicoob 4434, Sicredi, Unimed e Uniodonto (todos esses locais são postos de troca dos ingressos).
Os ingressos solidários podem ser trocados por 1 litro de óleo e 1 kg de feijão, que serão revertidos para o Fundo Social de Solidariedade de Araraquara.
Lenda viva da música brasileira, o Demônios da Garoa representa a cara de São Paulo, título conquistado graças aos mais de 70 anos de carreira interpretando com humor o cotidiano do povo paulista. É com especial alegria e personalidade e com vocais e arranjos bem estruturados que foi composto o repertório exclusivo da banda, da qual fez parte o grande sambista Adoniran Barbosa.

Atividades RolêFeira - Também destaque é o RolêFeira que agora, além da feira e das atividades que acontecem durante a sua realização, ganha mais dias de atividades com encontros centrados no empreendedorismo e na criatividade.
A programação tem inicio nesta quarta, dia 15, com o encontro “Empreendedorismo na economia criativa e solidária”, no SEBRAE Araraquara, às 19h30; na quinta acontece, às 19h30, “Como ser criativo em tempos burocráticos?”, na Global Labs; e sexta tem “Vida Slow e Happy Hour”, às 19 horas, na loja Além da Vela. As inscrições devem ser feitas previamente (consultar disponibilidade). Mais informações no evento criado no Facebook.

A RolêFeira - Depois, no sábado, na Praça do Faveral, será realizada a feira artesanal e empreendedora RolêFeira, das 15 às 22 horas. Durante a feira, será realizada uma Oficina de Bordado Livre, com Fabiana Maciel (do Relicário Craft Design), das 16h30 às 18 horas. Fabiana irá ensinar como bordar algumas palavras pré-estabelecidas em um mini bastidor que poderá ser usado como pêndulo. São 10 vagas e as inscrições podem ser realizadas por meio de link disponível nas redes sociais. 
Das 18h15 às 19h15, haverá oficina e bate-papo sobre “Autonomia e independência feminina através da ginecologia autônoma”, com Fernanda Americano (da Camomila Saúde Feminina). Um Sarau Livre acontece das 19h20 às 20h15, propondo microfone e corações abertos para apresentações livres de artes, poesia, música, protestos e amor. Depois, a partir das 20h30, a discotecagem toma conta da feirinha. Também, o artista plástico Du Rodrigues realiza um Live Painting durante o evento e Maiara Di Franco faz os registros fotográficos.

Sarau da Juventude – Na sexta-feira, 17 de agosto, a Praça Pedro de Toledo recebe um Sarau, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, Assessoria de Políticas para a Juventude, Conselho Municipal de Juventude, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
O Sarau, em comemoração do Dia Municipal da Juventude, terá início às 19 horas, reunindo: roda de breaking, Batalha de Batalhas: Boom Battle e Batalha da Fonte, e discotecagem com Morfy Bomani.

Teatro Rua – Tem oficina e espetáculo teatral neste sábado, 18 de agosto, com a Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto. A oficina teatral “Desventuras na rua” será realizada das 10 às 12 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, propondo uma atividade formativa para iniciação ao teatro de rua, onde serão abordados contextos históricos e exercícios que conduzam os participantes para a compreensão do teatro de rua, sua origem e as novas formas de ocupações dos espaços públicos.
As inscrições já estão abertas na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa: são 20 vagas destinadas a maiores de 12 anos. Os interessados devem fazer a inscrição pessoalmente, no horário: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h15 horas; e aos sábados, das 9h30 às 12h30. Basta apresentar um documento pessoal.
No sábado à tarde, às 16 horas, A DitaCuja apresenta o espetáculo teatral “Desventuras de um Quixote: em terras de um país qualquer ou nenhum” na Praça das Bandeiras, seguido pelo bate-papo “Arte-Pública e a necessidade de debater sociedade”.

Elvis – O cantor Márcio Rocha traz o repertório de Elvis Presley para o Choro das Águas neste domingo, 19 de agosto. A programação tem início às 16 horas, com a Feira de Artesanato e a recreação infantil com a Cia. Meu Balaio de Folclore. Depois, às 17h30, Márcio Rocha apresenta o show musical com as músicas de Elvis, indo desde as primeiras gravações até clássicos da música popular norte-americana gravados na voz do “Rei do Rock”.
Vale destacar que Márcio Rocha é diretor de produção, músico, cantor e educador musical de guitarra, violão e viola caipira; além de ministrar cursos sobre blues difundindo o gênero e sua história, formando novos músicos e ouvintes. Por seu trabalho e incentivo ao repertório de blues tradicional, se destaca no ensino, difusão e interpretação deste gênero no interior paulista.

“Backup Araraquara” – Na segunda-feira, 20 de agosto, às 19h30, acontece na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, o lançamento do documentário “Backup Araraquara”. O documentário tem 45 minutos de duração e mostra todas as fases de execução do projeto, com destaque para entrevistas com pessoas que doaram material de interesse histórico para o Backup Araraquara - personalidades que ajudaram a construir a história de Araraquara e que falam sobre sua contribuição para o desenvolvimento do município e sobre a importância desses documentos doados para a preservação da memória da cidade.


SERVIÇO:
Confira as atrações culturais da semana – Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

·         Quarta (15/08)
19h30 - Talk Rolêfeira: “Empreendedorismo na economia criativa e solidária” - SEBRAE Araraquara

·         Quinta-feira (16/08)
19h30 - Talk Rolêfeira: “Como ser criativo em tempos burocráticos?” - Global Labs

·         Sexta-feira (17/08)
19h - Talk Rolêfeira: “Vida Slow e Happy Hour” – Além da Vela
20h - Demônios da Garoa - Centro Internacional de Convenção (Ingresso Solidário: 1 litro de óleo e 1kg de feijão)
20h – Sarau – Dia da Juventude – Praça Pedro de Toledo

·         Sábado (18/08)
10h - Oficina de teatro com Cia. DitaCuja - Teatro Wallace Leal
15h - Rolêfeira (Feira artesanal e empreendedora) - Praça do Faveral
16h - “Desventuras de um Quixote - em terra de um país qualquer ou nenhum” (teatro) - Praça das Bandeiras

·         Domingo (19/08)
16h – Choro das Águas (Cia. Meu Balaio de Folclore + Márcio Rocha canta Elvis Presley) – Praça do Daae-Fonte Luminosa

·         Segunda-feira (20/08)
19h30 - “Backup Araraquara” - lançamento do documentário - Casa da Cultura (Sala Jean Paul Sartre)