Sicredi leva educação financeira para as escolas de Araraquara, Matão e Américo Brasiliense






 Tema é apresentado de forma lúdica e descontraída por meio de teatro e distribuição de gibis. Aproximadamente 5 mil alunos devem participar da atividade

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil, cerca de 60,7 milhões de brasileiros entre 18 e 95 anos estão negativados no SPC. Isso corresponde a 39,9% da população, o que demonstra a falta de preparo para lidar com o orçamento pessoal e familiar.

Apesar da necessidade, a educação financeira ainda não é um assunto obrigatório nas disciplinas escolares. Pensando na formação dos novos cidadãos, a cooperativa Sicredi Centro Norte SP desenvolveu um projeto para levar a educação financeira para dentro das escolas de forma lúdica e descontraída por meio de teatro e distribuição de gibis.

Ao todo, serão realizadas 40 apresentações de contação de histórias em escolas públicas e privadas de Araraquara, Matão e Américo Brasiliense, região onde a cooperativa atua. O público alvo são alunos do ensino fundamental. As apresentações tiveram início em junho e seguem no segundo semestre. A previsão é que aproximadamente 5 mil alunos participem da atividade.

A peça “De onde vem o dinheiro”, que também utiliza fantoches, foi criada e produzida pela Cia Cais do Porto, de Araraquara, exclusivamente para o Sicredi. Dentre os assuntos abordados, estão educação financeira e consumo consciente.

Ao final de cada apresentação, os estudantes recebem um gibi sobre educação financeira, fruto de uma parceria entre Sicredi e Maurício de Sousa Produções, que desenvolveu uma série de Gibis da Turma da Mônica com a temática de educação financeira para o público infantil.

No total, serão seis edições baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e
Proteção. As primeiras três edições das histórias em quadrinhos circulam em 2018 e as outras três sairão em 2019.

A Sicredi Centro Norte SP também fez a doação da primeira edição dos gibis para a rede pública municipal de Ensino Fundamental nas cidades em que possui agências: Araraquara recebeu 5 mil unidades; Matão, 2,5 mil e Américo Brasiliense recebeu hum mil, todas juntamente com uma cartilha de orientação de uso para o educador.

Entrega solene dos gibis em Araraquara

Em Araraquara, a entrega solene dos gibis ocorreu nesta terça (7), no CEC Rubens Cruz – Ranchinho, no Jardim do Bosque, com a presença do prefeito, Edinho Silva, da secretária de Educação, Clélia Mara Santos, do secretário de Obras, João Luís Bernal, e do presidente da Sicredi Centro Norte SP, Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto.

As crianças assistiram à contação de história e, em seguida, receberam o gibi sobre educação financeira.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários