Surpresos, clubes pensam em ir à Justiça contra o Esporte Interativo



Sete clubes da Série A do Campeonato Brasileiro ganharam um novo problema nesta quinta-feira, com o encerramento do canal de TV Esporte Interativo, com o qual haviam fechado acordo para transmissão dos jogos do torneio em TV fechada entre 2019 e 2024. Agora, os departamentos jurídicos das equipes começarão a analisar a situação – alguns falam até em conseguir brechas para romper contratos sem pagar multas rescisórias.
Os times da Série A afetados pelo fim do canal são Atlético-PR, Bahia, Ceará, Internacional, Palmeiras, Paraná e Santos. Todos haviam começado em 2016 o contato com o Esporte Interativo e não foram avisados previamente do encerramento das atividades. A informação foi divulgada nesta quinta nas redes sociais da empresa, controlada pela Turner, empresa americana de mídia.
Bahia e Santos falam em romper o contrato, pois já estavam descontentes com algumas condições. Os demais avaliam o momento e pensam em levar o questionamento sobre os contratos até a Câmara de Arbitragem, na Fundação Getúlio Vargas. “Se forem confirmadas as informações que temos, somadas aos problemas já identificados no contrato, o Bahia vai buscar a rescisão via arbitragem, tudo isso com as respectivas indenizações, para proteger o patrimônio e a imagem do clube”, disse o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.
A decisão do canal de encerrar as operações vai fazer com que os jogos dessas equipes como mandantes no Brasileiro, assim como os da Liga dos Campeões transmitidos pelo Esporte Interativo, sejam transferidos para os canais TNT e Space, ambos do Grupo Turner.
O clube que tinha o maior acordo com o canal era o Palmeiras, que não se manifestou. A equipe recebeu nos últimos anos 100 milhões de reais como prêmio pela assinatura do contrato. O montante pago às demais equipes era menor, de 40 milhões reais. A diferença entre os valores motivou as primeiras queixas dos times. Alguns se sentiram desprestigiados. Alegavam que a Turner inicialmente havia prometido valores iguais a serem repartidos entre quem assinasse o contrato.

Outras torneios

O fim do Esporte Interativo também impacta em clubes das Série B e C. Coritiba Criciúma, Fortaleza, Joinville, Ponte Preta e Sampaio Corrêa também haviam fechado contrato com o canal para transmissão de jogos a partir de 2019. Para os clubes nordestinos o impacto pode ser ainda maior, pois a empresa transmitia também outras competições, como a Copa do Nordeste (contrato até 2022) e o Campeonato Cearense (acordo por mais duas temporadas). Para esses torneios, a empresa afirmou que “está procurando encontrar soluções para a exibição desses campeonatos”.
O vice-presidente do Fortaleza, Marcelo Desidério, disse que o clube se preocupa com o futuro da negociação, pois, de acordo com o canal em que as partidas dos torneios regionais são transmitidos, é possível fechar acordos mais vantajosos de patrocínio. “Nós temos ainda um contrato extra assinado em caso de acesso à Série A. Esperamos que eles cumpram o combinado. Nosso departamento jurídico está analisando o assunto”, afirmou o dirigente.

Fonte: Veja