Veículos da 2ª Guerra Mundial serão expostos na 8º Ribeirão Auto Collection





O Jeep Willys MB 1942 e a Dodge WC-51 1944, veículos que foram usados na 2ª Guerra Mundial, estarão expostos na 8º Ribeirão Auto Collection (RAC), que acontece no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto, de 24 a 26 de agosto. O evento terá cerca de 350 veículos antigos e especiais fabricados entre os anos de 1910 e 1988.

O Jeep Willys MB (1/4 Ton para os americanos) foi fabricado em setembro de 1942, em Toledo, Ohio (EUA). Apelidado carinhosamente como "Belinha", chama atenção dos colecionadores pelo papel fundamental na guerra. Foi usado pelos aliados em todas as frentes de batalha. “O Jeep foi essencial para toda ação em terra. Por sua versatilidade, serviu a diversos fins, dentre eles o reconhecimento do local, como ambulância, para distribuir fios de comunicação no 'front', transportar alimentos e armas”, explica Vitor.

O Dodge WC-51 (3/4 Ton), fabricado em 1944, em Detroit, Michigan (EUA), é um caminhão de carga. A sigla WC representa em inglês "Weapons Carrier". O veículo tem capacidade para transportar 800kg de carga e rebocar 1800 kg na estrada. Apelidado de “Velha Dama”, o caminhão foi usado na guerra para o transporte de carga e pessoal, reconhecimento armado, ambulância e veículo de comando.

Os veículos são do casal Vitor Santos e Ana Mestre, de Jaboticabal. A paixão por carros da 2ª Guerra Mundial começou em 2001 após assistirem alguns filmes e documentários sobre o assunto e terem contato com soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram no conflito. O interesse foi tanto que hoje eles fazem parte de um grupo que têm como hobby manter ou colecionar viaturas militares antigas, além da reencenação histórica com uniformes de época. “Através dos carros contamos um pouco desse período tão marcante na História, homenageando os brasileiros que atuaram no conflito”, destaca Ana.

A área dedicada aos veículos militares antigos no 8º RAC deve contar ainda com um raro caminhão Ford C-15A Canadian Military Pattern 1944, do colecionador ribeirão-pretano João Barbosa.

O evento é realizado pelo Auto Mogiana Clube em parceria com o Shopping Iguatemi Ribeirão e o clube Califórnia Volks; Stecar - Mercedes Bens, FBF Collezione, Vox2You e Garage 777 patrocinam a exposição, que conta também com o apoio da Cervejaria Colorado e Empório Santa Therezinha. A organização é da Talladega Motors.
Agenda8º Ribeirão Auto Collection Data: 24, 25 e 26 de agosto
Horário: 8h30 às 22h (as lojas do Shopping Iguatemi abrem em horário normal)
Local: Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Entrada gratuita