Vereadores atuarão em conjunto com Secretaria de Saúde no combate à dengue





Com o verão se aproximando, um problema já conhecido – a dengue – volta a preocupar. Por isso, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, propôs aos vereadores uma parceria no combate à doença durante a reunião realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara na quinta-feira (09). Esse encontro é mensal, liderado pelo presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social do Legislativo, Gerson da Farmácia (MDB), e conta com a presença dos demais parlamentares.
         “A ideia de hoje é apresentarmos um panorama geral da situação da dengue no Município e solicitar o apoio de vocês para criarmos ações e legislações que auxiliem na prevenção da doença”, disse Honain.

         Dengue em Araraquara
Em 2018, já foram notificados 1.141 casos da doença, sendo que 685 foram confirmados; 32 pessoas precisaram ser internadas. Não houve óbitos. As regiões mais afetadas foram a central, com 107 casos, e a do Santa Angelina, com 99 casos.
Para reduzir a proliferação da doença, a Secretaria de Saúde realiza, nas áreas onde os casos são notificados, bloqueio de criadouros, nebulização, vistoria em imóveis residenciais, comerciais e imobiliários, terrenos baldios e borracharias, por exemplo.
Segundo a secretária, os maiores problemas são detectados em residências com moradores. Por isso, a importância de a população permitir a entrada dos fiscais da dengue. Esse trabalho é realizado, majoritariamente, pelos agentes comunitários de saúde.

Apoio parlamentar
Honain convidou os vereadores a participarem da Sala de Situação Municipal para Arboviroses, a fim de construir, em conjunto, planos de ação e uma legislação que proponha incentivos aos servidores do combate à dengue para se atualizarem e executarem suas atribuições com zelo. “Esse diálogo é fundamental para nosso trabalho legislativo, pois tomamos consciência da real situação da Saúde no Município”, destacou Gerson da Farmácia.
O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e os vereadores José Carlos Porsani (PSDB), Paulo Landim (PT) e Roger Mendes (Progressistas) também participaram da reunião.

Comentários