Balão estratosférico será lançado de São Carlos neste sábado, 29







Neste sábado, 29, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será o local de lançamento do balão estratosférico do projeto Garatéa-E, iniciativa de divulgação científica vinculada à Missão Garatéa, primeira tentativa brasileira de colocar uma sonda na órbita da Lua. O Garatéa-E é desenvolvido pelo Zenith Aerospace, grupo de estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Missão Garatéa, e o lançamento tem a participação também do Observatório Astronômico da UFSCar.

balão levará à estratosfera experimentos propostos pelos estudantes das escolas participantes que, junto com seus professores, estarão no lançamento, aberto também a outras pessoas interessadas. O objetivo da iniciativa é o engajamento de crianças e jovens na Ciência. Na estratosfera (em uma altura de cerca de 30 km), esses experimentos estarão expostos a baixas temperatura e pressão, pouca umidade e grande incidência de radiação, condições semelhantes às encontradas na superfície do planeta Marte, por exemplo. Além do lançamento, os estudantes participarão durante todo o dia de uma série de outras atividades no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, com apresentação de projetos de extensão da própria UFSCar e da USP e palestras relacionadas à Missão Garatéa.
O lançamento do balão é uma atividade científica outorgada e autorizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão competente da Força Aérea Brasileira. A atividade acontece às 11 horas, no gramado ao lado do Núcleo de Formação de Professores, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
Mais informações sobre a Missão Garatéa podem ser obtidas em www.garatea.space.

Fonte; São Carlos Agora