Fatec Araraquara realiza o plantio das primeiras mudas de árvores em seu campus





Ação promovida pelo DAAE dentro da Semana Municipal de Biodiversidade envolveu alunos, professores e funcionários
  
Em comemoração ao Dia da Árvore (21/09) e ao Dia Nacional da Fauna (22/09), a Faculdade de Tecnologia de Araraquara (Fatec) recebeu nesta terça-feira (18) as primeiras mudas de árvores de diversas espécies em seu campus.
 
O plantio foi realizado por alunos, professores e funcionários da instituição de ensino, após a realização de uma palestra voltada à capacitação e sensibilização sobre a importância da arborização urbana para o desenvolvimento sustentável do município.
 
A exposição foi ministrada pela Gerente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), Simone Cristina de Oliveira, que abordou assuntos como: o manejo a adequado das mudas, a escolha da espécie, o preparo do berçário e o controle de pragas e podas.
 
Segundo Simone, as árvores não devem ser vistas como um problema - não contribuem com a sujeira, como muitos afirmam - mas sim, com inúmeros benefícios, pois melhoram a qualidade do ar, absorvem a poluição, diminuem os ruídos, amenizam o calor e promovem a biodiversidade. “Devemos plantar mais árvores e sempre com orientação de um técnico para escolher a espécie adequada a cada local”, destaca.
 
A ação fez parte da programação de atividades da Semana Municipal da Biodiversidade que está sendo realizada em Araraquara, com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da preservação da flora e da fauna para a garantia de um modelo sustentável de desenvolvimento.
 
De acordo com a diretora da Fatec, Daniela Russo Leite, a atividade do plantio das árvores vem apenas concretizar um projeto sugerido em 2017, no início dos trabalhos da Faculdade em Araraquara. “A princípio tínhamos como proposta inicial somente a arborização do campus da Fatec, mas percebemos também a necessidade de promover um processo de educação ambiental junto à comunidade acadêmica”, ressalta.


--