Mulher tem bebê em banheiro de hospital e foge deixando a criança dentro de latão de lixo
























No final da manhã desta segunda-feira (3), o bebê que foi encontrado dentro de uma lata de lixo, ainda envolvido no cordão umbilical, em um banheiro do Hospital Regional Dr. Jessé Fontes, município de Estância (SE), recebeu alta.
A assessoria de comunicação da Maternidade Amparo de Maria, informou que o recém-nascido foi entregue ao Conselho Tutelar de Estância e está a disposição da Justiça. Ele deve ser encaminhado à um abrigo, enquanto a família não é localizada ou ainda pode seguir para a adoção.
A Delegacia Especial de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DEAGV) está a procura da mãe do bebê. “Já iniciamos o levantamento das investigações. Verificamos as câmeras do circuito de segurança do hospital e ouvimos alguns funcionários”, conta a delegada Gisele Martins Pimentel.
De acordo com o Conselho Tutelar de Estância, o bebê é do sexo masculino. Pela manhã, o órgão entregou um relatório ao Ministério Público, pedindo providência à Justiça, contendo detalhes das condições como foi encontrado e o estado de saúde.

O G1 Sergipe também conversou com o diretor/interventor da Maternidade Amparo de Maria, José Magno de Leão Brasil Neto. Ele informou que o bebê passa bem e estava em um berço aquecido.
“Ele nasceu com 9 meses de gestação e, pelo que nossa equipe observou, parece que teve uma boa gestação. Inclusive, nem precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin)”, revela.
Enquanto a polícia segue as investigações, o bebê recebe os cuidados da equipe médica e de enfermagem. “Agora, todo mundo fica sugerindo um nome para a criança, mas a gente sabe que é preciso esperar o desfecho das investigações”, conta.
Assim que a história se tornou pública, moradores começaram a se mobilizar para fazer doações. Muitas pessoas já procuraram a maternidade com o desejo de adotar o menino, mas a direção conta que, por enquanto, não há previsão de alta e o bebê só deve deixar a maternidade depois de uma determinação da Justiça ou de uma ação do Conselho tutelar.
Entenda o caso
A superintendente do Hospital Regional Dr. Jessé Fontes, Luara Carvalho, disse que na noite de sábado uma mulher entrou em trabalho de parto em um banheiro da unidade de saúde. Em seguida, ela fugiu deixando a criança dentro de um latão de lixo.
Segundo a superintendente, o bebê foi encontrado por uma funcionária do hospital, que acionou os colegas para prestar socorro ao recém-nascido.
A enfermeira Silvia Carolina Nascimento de Santana foi a primeira a prestar atendimento ao bebê. “Ele estava dentro do latão de lixo e coberto por papel higiênico e ainda com o cordão umbilical. Eu chamei o médico de plantão e realizamos os primeiros cuidados. É um menino e nasceu pesando pouco mais de 3kg”, contou.
Silvia disse que a criança foi estabilizada e depois transferida para a Maternidade Amparo de Maria. “Ele foi batizado por nossa equipe como Samuel e esperamos que ele possa ter uma família”.
Fonte: G1