CRIANÇA SOFRE ACIDENTE COM VIDRO E FICA EM ESTADO GRAVE.





Uma criança de 09 anos deu entrada na UPA Central de Araraquara após um grave acidente com vidro, e acabou sofrendo um choque hipovolêmico.

Segundo informações, a criança deu entrada na UPA com seus familiares onde relataram que a menina sofreu um acidente com vidro, porém os detalhes do acidente e como ocorreu não foi divulgado. A criança perdeu muito sangue e foi diagnosticada com choque hipovolêmico.

A U.S.A (Unidade do Suporte Avançando) foi acionada, e vai transferir a criança para Santa Casa de Araraquara.

O estado de saúde da criança é gravíssimo.





Sinais e sintomas de choque hipovolêmico



O choque hipovolêmico, também conhecido como choque hemorrágico, acontece quando se perde cerca de 1 litro de sangue, o que faz com que o coração deixe de ser capaz de bombear o sangue necessário para todo o corpo, levando a problemas graves em vários órgãos do corpo e colocando a vida em risco.
Alguns sintomas deste tipo de choque incluem:
  • Dor de cabeça constante, que pode ir piorando;
  • Cansaço excessivo e tontura;
  • Náuseas e vômitos;
  • Pele muito pálida e fria;
  • Confusão;
  • Dedos e lábios azulados;
  • Sensação de desmaio.
Em muitos casos, o choque hipovolêmico pode ser fácil de identificar, especialmente se a hemorragia for visível, no entanto, em casos de hemorragia interna, estes sinais podem ser mais difíceis de detectar.
Este tipo de choque geralmente é mais frequente após pancadas muito fortes, como acidentes de trânsito ou quedas de grande altura, mas também pode acontecer durante cirurgias, por exemplo.
Para tratar este choque e evitar suas consequências graves é preciso ir rapidamente ao hospital para iniciar a transfusão de sangue ou a administração de soro diretamente na veia, além de tratar a causa que está provocando a perda de sangue.
Sinais e sintomas de choque hipovolêmico

Primeiro socorros para choque hipovolêmico

O choque hipovolêmico é uma situação de emergência que deve ser tratada o mais rápido possível. Assim, se existir suspeita deve-se:
  1. Chamar imediatamente a ajuda médica, ligando para o 192;
  2. Deitar a pessoa e elevar os pés cerca de 30 cm, ou o suficiente para que fiquem acima do nível do coração;
  3. Manter a pessoa quente, utilizando cobertores ou peças de roupa;
Caso exista uma ferida que esteja sangrando, é importante tentar parar a hemorragia utilizando um pano limpo e fazendo pressão sobre o local, para minimizar a perda de sangue e dar mais tempo para que a equipe médica chegue.

Possíveis causas

O choque hipovolêmico normalmente surge quando existe uma hemorragia que provoca a perda excessiva de sangue, como acontece em casos de:
  • Feridas ou cortes muito profundos;
  • Acidentes de trânsito;
  • Quedas de grande altura;
  • Hemorragia interna;
  • Úlceras ativas, sangrando;
  • Menstruação muito intensa.
Além disso, outras situações que provocam a perda de líquidos do organismo também podem contribuir para a diminuição da quantidade de sangue no corpo. Algumas dessas causas incluem diarreia prolongada, queimaduras muito graves ou vômitos excessivos, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o choque hipovolêmico é feito através da transfusão sanguínea e a administração de soro diretamente na veia, sendo fundamental parar a causa do sangramento, ou a situação que leva à perda de líquidos.
A morte causada pelo choque hipovolêmico só ocorre se a quantidade de sangue e líquido perdida corresponder a mais de 1/5 do volume total da quantidade de sangue de um ser humano, o que significa, aproximadamente, 1 litro de sangue.

(Fonte: tuasaude)