História de artesã são-carlense é destaque no Fantástico




Uma reportagem exibida neste domingo no programa Fantástico (assista a reportagem) mostrou a história da artesã são-carlense Solange Ferrarini, 61, que em 1998 criou um biquíni de crochê para comercializar nas praias de Trancoso na Bahia, onde mora atualmente e a peça fez tanto sucesso que caiu no gosto das turistas.

A turca Ipek Irgit que esteve passando férias no Brasil comprou um desses biquínis e em 2013 lançou nos Estados Unidos um modelo que é praticamente uma cópia do vendido por Solange.
Irgit criou a marca Kiini e passou a produzir biquínis de crochê em escala industrial faturando milhões de dólares com o negócio.
Após o caso ganhar repercussão, inclusive com ampla reportagem publicada no diário New York Times, um advogado procurou Solange e está trabalhando na justiça americana para conseguir o direito autoral da peça.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Solange que estudou na escola industrial Paulino Botelho, disse que aprendeu crochê com a mãe aos dez anos, para fazer roupas para ela e as irmãs mais novas. Há 20 anos ela mora em Trancoso.
Fonte: São Carlos Agora