MULHERES COM SEIOS GRANDES SÃO DISPENSADAS DE EXAMES






A reportagem do Araraquara24horas recebeu várias denuncias nesta quarta-feira (09), de mulheres que foram até o IMA (Instituto médico de Araraquara), e foram dispensadas de realizar o exame e de mama por terem seios grandes.

Segundo as denunciantes, a responsável pelo local avaliava o tamanho da mama e relatava que a máquina não era apropriada para realização de exames em seios grandes, e dispensava as mulheres sem marcar nenhum retorno.

As denunciantes informaram que a consulta foi marcada em postos de saúdes, e que o exame demorou para ser marcado. Agora não sabem quanto tempo deve demorar para conseguirem a realização do exame.


NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO 
     A administradora Vanessa América respondeu sobre a denuncia.

Venho através desta lhe esclarecer o ocorrido no IMA. Já respondi no Facebook para os seguidores com a seguinte mensagem : "Trabalho no IMA e realmente não realizamos mamografia de mamas "grandes" pois nosso equipamento não faz, pois pode sofrer "cortes" na imagem comprometendo a avaliação diagnóstica, porém as pacientes são orientadas a voltar no posto de saúde e realizar o agendamento em outro prestador. Realizamos cerca de 600 exames de mamografia por mês e os procedimentos a serem reagendados em outro prestador por esse motivo não chega a 5%. O agendamento é realizado nos postos de saúde e em geral posteriormente a consulta e não dá para estabelecer um critério para tamanho de mama pois não depende somente do número do sutiã, mas também da densidade enfim, critérios que dão somente para ser avaliados na hora da realização do procedimento. Venho através desse post pedir desculpas e dar o esclarecimento devido as pacientes que se sentiram prejudicadas."