Senac Araraquara lança programa para auxiliar a inclusão de pessoas com deficiência em empresas






Pelo menos 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% dos brasileiros. Nesse montante,apenas 403.255 exercem alguma função profissional, o que representa menos de 1% desta parcela populacional.
Para tentar mudar essa realidade em âmbito regional, o Senac Araraquara lança o Programa Educação para o Trabalho - trampolim para ajudar a incluir pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho, ampliando a capacidade delas de se relacionarem e  favorecendo uma boa convivência.
Débora de Lima Azevedo, gerente em exercício no Senac Araraquara, explica que a inclusão social é o primeiro passo para mudar essa realidade, mas é um processo complexo e relativamente novo na educação brasileira: "Muito se discute sobre o assunto na tentativa de buscar alternativas para fazer a diferença na vida dessas pessoas. É importante que todos estejam disponíveis ao debate e atualizados com as questões relacionadas às práticas de educação, políticas públicas, acolhimento e acessibilidade".
Para a gerente, é indiscutível a importância das contratações de profissionais com deficiência para a economia do Brasil. "Além da geração de emprego, a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho contribui para reabilitá-las socialmente e psicologicamente".
O curso do Senac Araraquara, de 550 horas, prevê aulas expositivas, atividades práticas, exibição de filmes, observação organizacional e trabalhos em grupo. Sensibilizações e relatos de experiências também são pontos de partida para reflexões sobre os diversos temas tratados ao longo da capacitação.
Ao final, o aluno será capaz de gerir seus próprios recursos e tomar decisões de forma mais segura, identificando suas potencialidades e necessidades de adequações para melhorar a autoestima e facilitar o convívio social. Além disso, a pessoa com deficiência irá agir com mais autonomia, superar desafios do cotidiano e ampliar as redes de relações sociais, estabelecendo contatos com diferentes ambientes, para estabelecer o sentimento de pertencimento.
Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/araraquara ou dirija-se à unidade. O curso é gratuito e destinado a estudantes maiores de 16 anos, que já estejam vinculados a uma instituição parceira do Senac, especializada no acompanhamento a pessoas com deficiência em todo o seu ciclo de vida.
Reconhecimento
Em 2018, o Senac São Paulo conquistou o 2º lugar no prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão.
A instituição também foi premiada em 2017, com o 3º lugar, e em 2016, com o 2º lugar. Em 2015, o Senac São Paulo conquistou o 1º lugar. No ano de 2016, houve ainda o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Senac foi reconhecido pela sua excelência em recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, e protagonismo e gestão.

Serviço:
Programa Educação para o Trabalho - trampolim
Data: de 4 de janeiro a 14 de dezembro de 2019
Horário: segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas



Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara
Local: Senac Araraquara
Endereço: Rua João Gurgel, 1.935, Carmo - Araraquara/SP