BIOMETRIA PODERÁ SER FEITA NA PREFEITURA DE ARARAQUARA





Eleitores de Araraquara que ainda não fizeram o cadastramento biométrico nos cartórios eleitorais do município poderão procurar a Prefeitura a partir desta segunda-feira (11). Até o dia 19 de dezembro, um posto da Justiça Eleitoral atenderá a população no andar térreo do Paço Municipal no horário de expediente da Prefeitura, das 10h às 16h30.

Também será possível fazer transferência de domicílio eleitoral ou de Zona Eleitoral e emissão do primeiro título de eleitor.

O cadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Araraquara este ano. Dessa forma, aqueles que ainda não se cadastraram na biometria devem comparecer ao posto eleitoral o quanto antes, para não enfrentarem filas no final do prazo.

É necessário apresentar documento de identidade (RG ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço recente.

Os eleitores quem não fizerem a biometria até 19 de dezembro terão o título de eleitor cancelado e não poderão votar nas eleições municipais de 2020.

Com o título cancelado, o eleitor também não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

A Justiça Eleitoral também montará um posto de atendimento no Shopping Jaraguá, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Dos 167 mil eleitores de Araraquara, 111 mil ainda não realizaram a identificação biométrica.