EDINHO SILVA PARABENIZA LOYOLA POR SE TORNAR IMORTAL DA ABL




Conquista marca 54 anos de uma carreira brilhante do escritor araraquarense

Com muito orgulho, quero cumprimentar o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, que foi eleito nesta quinta-feira (14) pela Academia Brasileira de Letras, para ocupar a cadeira 11, que até o ano passado era do sociólogo, cientista político e escritor Helio Jaguaribe, um dos maiores pensadores deste país, falecido em setembro último.
O gosto pela escrita levou Ignácio primeiro ao jornalismo, nas redações dos jornais de Araraquara: escreveu para a Folha Ferroviária, o Correio Popular e O Imparcial. Só depois partiu para os romances, contos e crônicas, sem nunca esquecer de suas origens e das peculiaridades da Morada do Sol, sua terra.
'Depois do sol', uma coletânea de contos, foi o primeiro de 45 livros publicados em 54 anos de carreira. Uma trajetória brilhante, sempre circulando entre o universo jornalístico e o literário.
Aos 82 anos, Loyola é o primeiro araraquarense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, na Casa fundada por Machado de Assis, como ele mesmo disse hoje.
Araraquara se orgulha dessa conquista. Parabéns e sucesso, sempre.
Edinho Silva
Prefeito de Araraquara