Fumacê nas regiões do Biagioni e Estações será realizado nesta quinta (7)


.








Trabalhos começariam no dia 1 de março, mas foram adiadas por causa da chuva, que anula a ação do inseticida
Área onde o 'fumacê' contra a dengue passará nesta sexta-feira (1º).jpg


O fumacê da Vigilância Epidemiológica contra o mosquito da dengue na Vila Biagioni e em parte do Jardim das Estações e do Jardim Europa (confira abaixo a lista de ruas e avenidas) será realizado nesta quinta-feira (7). A viatura com o inseticida contra o Aedes aegypti passará pelas regiões entre as 17h e 21h.
Araraquara tem 2.262 casos de dengue confirmados.
A Secretaria de Saúde iria iniciar o fumacê no dia 1 de março, seguindo com as ações em diferentes bairros durante todo o período do carnaval, mas os trabalhos tiveram que ser desmarcados por causa das chuvas.
De acordo com Rodrigo Contrera Ramos, coordenador executivo de Vigilância em Saúde, existe todo um protocolo para aplicação de inseticidas. No caso de condições climáticas adversas, como chuvas e ventos acima dos 10km/h, as atividades de fumacê são suspensas. “Fomos obrigados a suspender, por causa da chuva, porque o fumacê seria ineficiente. O inseticida mata os mosquitos adultos, reduzindo assim a  transmissão da doença, porém, em clima úmido, não é eficiente. Queremos agora aproveitar a estiagem para iniciar pela região do Biagioni e Estações”, explicou Ramos, enfatizando novamente que, em caso de chuva durante o horário previsto, a aplicação terá que ser remarcada.
Aplicação
Uma viatura equipada com dois termonebulizadores (um apontado para cada lado da rua) irá espalhar o inseticida, que se transforma em nuvem de fumaça e entra nas residências. Ele mata mosquitos adultos.  
A ação também exigirá colaboração e cuidados por parte da população. No momento em que a viatura passar pela rua, as portas e janelas das residências deverão ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos. Além disso, os moradores e animais de estimação deverão se dirigir aos fundos da casa.
A Vigilância Epidemiológica ainda faz uma série de recomendações: alimentos devem ser acondicionados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros devem ser cobertas; a entrada de caixas de abelhas deve ser vedada por 24 horas; roupas devem ser retiradas dos varais e veículos devem ser retirados das ruas; e, após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.
Segundo a Secretaria de Saúde, o fumacê não havia sido adotado ainda por duas razões. Uma delas é que os equipamentos e o inseticida precisaram ser adquiridos pela Vigilância Epidemiológica, que aguardava a entrega dos produtos. Além disso, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) determina que o método seja executado apenas quando a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) atinja o índice 5 durante oito meses seguidos, o que não é o caso de Araraquara.
Porém, mesmo assim, a Prefeitura tomou a decisão de adotar o fumacê, devido à gravidade da situação.
  
Confira a lista de ruas e avenidas do fumacê nesta quinta-feira (7):
Ruas: Benedito Máximo Araújo; João Silveira; Sebastião Lemos da Cruz; José Alves de Souza Góes; Pastor Antonio da Silva; Rubens Alves de Oliveira; José Figueira da Silva; Epaminondas França; Edgard Pinto Machado; Engenheiro Agrimensor Nivaldo Leite; Antonio Rodrigues de Carvalho; Antonio Rodrigues de Carvalho; Ismael de Araújo; Rogério Baptista da Cruz

Avenidas: Estrada de Ferro Araraquara; Trifonio Guimarães; Serafim Simioni; Daisy Cardoso Bizelli; Ninim Gomes de Freitas; Antonio Baldassari; Maria Apparecida Machado Gonçalez; Maria Luiza Baschix; Dr. Frederico Meller; Dr. Abeylard Netto Amarante; Armando Biagioni; Jorge Haddad; Alpheu Rodrigues Schiavon; Manoel Marques de Jesus; Adelaide Ferraz de Carvalho

Saiba como você pode ajudar nos dias de fumacê
✔No momento em que o veículo passar, portas e janelas das residências deverão estar abertas para que a fumaça com o inseticida possa chegar aos cômodos;
✔Alimentos devem ser acondicionados em recipientes com tampa;
✔Gaiolas de pássaros devem ser cobertas;
✔Entrada de caixas de abelhas devem ser vedadas por 24 horas;
✔Roupas devem ser retiradas dos varais;
✔Veículos devem ser retirados das ruas;
✔ Moradores devem permanecer no último cômodo da casa durante a pulverização;
✔Gestantes, idosos e crianças de colo devem manter distância das ruas;
✔Após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados